Blogs e Colunas


É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti

Os barulhos da nossa cidade

14/10/2021 às 12:03 Contatos: [email protected]

É um bate daqui, serra dali, um escapamento modificado, um motor velho. Alarme que dispara, sirene que toca, silo que estoca milho, máquina que funciona no meio da noite. Cachorros que latem, gatos que brigam. Um sino que toca, uma música que ecoa, um carro canta pneu, e mais uma moto barulhenta sobe a avenida. É vizinho que resolve cortar a grama nos primeiros raios de sol, enquanto outro liga um compressor. É tanto barulho.

Onde há barulho, há vida, movimento, progresso, dinheiro. A Campina não tem grandiosas fábricas, mas as que temos têm seus ruídos. Ruídos esses que podem incomodar os ouvidos, mas enchem os bolsos e coloca a comida no prato de muita gente. Ahh, mas dava para fazer menos barulho! Talvez daria.

Mesmo com tanto barulho, no meio de uma tarde de muitos compromissos, morar na Campina tem muita vantagem. Por aqui, ainda se escuta, em pleno centro da cidade, sabiás, canários e tantas outras aves entoando seus cantos, seja às quatro da manhã ou às três da tarde.

A natureza e o progresso podem se dar bem juntas, por mais que às vezes, os pássaros tentem cantar mais alto que os zumbidos da vida moderna. Mas, você anda escutando que barulho na nossa cidade?

Tem quem não anda escutando o motor roncando, ou o pássaro cantando, e muito menos o pedido de SOCORRO de muita gente. Tem aqueles que fingem escutar, e os que escutam e não têm força para soar mais alto que a barulheira lá de fora.

Nossa cidade faz barulho de tudo quanto é jeito e muitos deles são pedidos de mudança. São barulhos para quem tem os ouvidos aguçados e podem fazer o melhor para a nossa cidade. Tente escutar que barulho te rodeia, que som te permeia. Se for bom, incentive, apoie, ouça. Se não gostar, questione, retruque, faça parar. Mas que o sentido de tudo seja ouvir os ruídos nossos de cada dia.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.