Blogs e Colunas


É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti

Que papinho de 5ª série é esse?

19/06/2023 às 09:50
Photo by Kristina Flour on Unsplash

Quantas vezes ficamos paradas diante de algo que sabíamos que poderíamos reagir? Quais foram as vezes que você não disse aquilo que precisava ser dito? Quantos nãos, chega disso, ou basta, você evitou de dizer?

Por muito tempo fomos sendo “criadas” para ouvir e ver muita coisa, “fazendo de conta” que aquilo era só uma brincadeira, que era algo normal e que não precisávamos ficar ofendidas, afinal, era só uma coisa à toa. 

Aí, chegou um tempo em que vimos que não somos obrigadas a permitir que brincadeiras, gracinhas e piadas continuem sendo ditas na nossa frente se isso nos ofende.

No entanto, mesmo com tanto estudo e tanto debate, quando nos deparamos com uma situação que nos constrange e nos acua, não podemos nos culpar por “congelar”, por não conseguir reagir. Mas, realmente há situações que percebemos que nos falta coragem para reagir à altura.

Há situações em que não reagimos para não passar por “loucas”, para não ouvir um “você está exagerando”, “não foi bem assim”, ou “era só uma brincadeira”! 

Mas não é, não foi e nunca será. Se a situação te constrange, te ofende, ela não pode ser repetida. Se no momento você não conseguiu demonstrar que não gostou, não se culpe, mas também não deixe passar assim.

Reaja, fale, comente, diga que o que aconteceu não foi legal, principalmente em um ambiente de trabalho, e ajude outras a fazerem o mesmo.

Nós mulheres, precisamos saber nos defender e ajudar uma às outras, pois quando pensamos que estamos em um ambiente de adultos, estudados e que nos representam, acabamos nos decepcionando ao perceber que atrás dos holofotes, ainda temos que dividir espaço com quem parece nunca ter saído da “5ª série”. 

Mais respeito, por gentileza!

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.