Blogs e Colunas


É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti

A gente precisa se ver mais!

17/05/2024 às 10:40

Sim, precisamos nos ver mais em todos os lugares e segmentos da sociedade. Precisamos ver mulheres comandando setores que dominam, da boleia do caminhão, ao alto escalão da empresa, na tomada de decisões e nas estratégias para o desenvolvimento da comunidade.

Cada vez nos vemos mais representadas, mas sabemos que estamos bem longe do que seria o ideal. O meio a meio soa até como ilusório, mas precisa ser uma busca constante em tudo onde uma mulher quiser estar.

Precisamos nos ver mais bem representadas. Precisamos ouvir mais a nossa voz, os nossos anseios, nossas necessidades e também nossas contribuições. Precisamos nos ver mais na linha de frente de uma decisão, de uma negociação, de um audacioso projeto. Precisamos nos ver mais.

Temos ainda poucas mulheres no comando de grandes pastas ministeriais, do Senado ou da Câmara. Somente este ano tivemos a primeira mulher no comando da mais importante comissão da Câmara dos Deputados. Somente este ano tivemos pela primeira vez uma mulher à frente de uma Festa Estadual do Milho! Bato novamente nesta tecla, porque me sinto até culpada de não ter percebido que nunca na história uma xanxerense havia ocupado tal função. 

Por outro lado, sinto orgulho de ter uma xanxerense sendo a primeira mulher à frente de um setor de implementos rodoviários. De empresárias natas que comandam suas equipes com maestria e determinação frente a qualquer adversidade. De controladoras internas a técnicas legislativas que dominam a pasta como ninguém. De médicas a diretoras de escolas que cuidam da geração do nosso futuro. 

Está na hora de sermos mais vistas em tudo e de perceber que podemos, sim, estar onde a gente quiser e como a gente quiser. De sermos as protagonistas em futuro não tão distante assim.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.