Blogs e Colunas


É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti

Podemos brilhar em qualquer lugar!

08/03/2024 às 09:19

Pode ser na cozinha de casa fazendo aquele almoço delicioso. Pode ser no trabalho fechando aquela venda que ninguém conseguia. Pode ser na academia aumentando as cargas todo dia. Pode ser na reunião falando tudo aquilo que sempre quis falar. Sim, podemos brilhar onde a gente quiser, mas confesso, algumas vezes nos cobramos demais que nem vimos que já estamos brilhando há tempo.

Pode até ser clichê, mas é difícil a arte de ser mulher em qualquer momento da história. Dia após dia, luta após luta, temos a sensação de que todas vão conquistar o lugar ou o destaque que tanto buscam, porém sempre há uma “vírgula” no meio do caminho. 

Evoluímos muito, sim, somos exemplos, temos poderes nas mãos, na caneta e na voz, mas sabemos que ainda não estamos no patamar de igualdade que gostaríamos. 

Por algum momento até nos questionamos se realmente queremos ou precisamos estar no mesmo patamar que “eles”. Afinal, tudo são escolhas, podemos ser mães e ser políticas, podemos ser empresária e dona do lar, podemos ser esposa ou namorada fazendo uma faculdade longe de casa, mas no fim sabemos que a carga é maior para nós mulheres se decidirmos fazer além do que “queriam” que a gente fizesse. 

Temos muito orgulho em ver as mulheres ganhando notoriedade nos diversos segmentos. Em ver uma mãe, deputada federal, viajando quilômetros, com a filha de poucos meses nos braços, participando da sessão da Câmara dos Deputados. Podem até pensar que “ah é fácil, vai de jatinho, tem babá, isso e aquele outro”, mas quem é mãe sabe que o simples não é simples assim não.

A mulher tem que estar sempre mais do que preparada para tudo, porque mesmo longe de casa, alguém que ficou vai mandar mensagem pedindo “onde fica tal coisa”, “o que tem que pôr na mochila da escola”, “que horário é o médico".

Vimos nos últimos dias, aqui, nas bandas da Campina, pela primeira vez em 19 edições, duas mulheres à frente da maior festa da cidade. O mais bonito foi, que a presidente sempre fez questão da vice estar do seu lado, sempre enalteceu o trabalho da equipe, formada em sua grande maioria por mulheres e não tivemos nenhum zum zum zum de que alguma coisa não tenha saído como o planejado.

Vimos a esposa do prefeito sempre acompanhada da esposa do vice-prefeito, coordenando uma comissão que tinha como missão bem recepcionar os visitantes, além de eventos paralelos que enalteceram o trabalho e o papel da mulher na sociedade. E, em nenhum momento vimos uma mulher tentando brilhar mais que a outra, pelo contrário, percebemos que elas conseguiram unir seus diferentes brilhos, suas diferentes qualidades para iluminar todo um cenário e mostrar para as mulheres que juntas se consegue ir muito mais além.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.