Blogs e Colunas


É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti

Xanxerê é uma cidade inteligente?

22/03/2024 às 09:57
@vectorpouch/Freepik

Uma questão bem simples, porém, complexa, porque o que é ser inteligente na Campina? 

Antes, de participar de um seminário, pago com recursos do contribuinte, eu pensava que uma cidade inteligente era aquela cheia de modernidade, onde tudo funciona a base de um clic, de botões e circuitos sem fio, sem mãos. E, sim, o conceito dela é “cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia para melhorar a eficiência político-econômica e para amparar o seu desenvolvimento”.

No entanto, uma cidade inteligente vai muito além da aplicabilidade do tecnológico, passando pela inclusão de todos nos recursos ora disponíveis para vivermos melhor.

Então, para ser uma Cidade Inteligente, não precisamos só de tecnologia de ponta, mas, sim, de pessoas, de seres humanos habilitados e com vontade de fazer a diferença, e, porque não, fazer até diferente.

Percebi que uma Cidade Inteligente é aquela que se comunica de forma prática, rápida e acessível, o que pode ser feito com um bilhete em um ponto de ônibus anotado à caneta quais os horários que o transporte urbano chega. Que um grupo de WhatsApp pode fazer toda a diferença na informação de qual o melhor trajeto seguir em horários de pico. Que, uma ida no Posto de Saúde onde não há mais consultas a serem agendadas, pode ser evitada se a informação chegasse de antemão até o usuário. 

Ah, mas neste formato vamos estar cheios de grupos de whats avisando sobre isso ou aquilo?! Sim e não. Hoje os meios de comunicação vão muito além das ondas do rádio ou TV e do material impresso. A internet facilitou o acesso rápido, mas o boca a boca e o pensar continuam valendo. 

Uma Cidade Inteligente, precisa antes de tudo, de pessoas dispostas a ajudar, a contribuir cada uma a sua maneira, não só na base da crítica, da reclamação, do olhar torto, mas nas ações, nas atitudes.

O que eu posso fazer para deixar minha cidade mais inteligente? No meu caso, fazer ela pensar, ela duvidar, ela questionar. E você, na sua base, na sua área o que pode fazer? 

Podemos todos buscar a conectividade e nos especializar em diferentes áreas que farão de nossa cidade mais inteligente, mas temos uma ferramenta bem fácil e de acesso a todos para deixar nossa cidade inteligente – escolher bem nossos representantes. Eles estarão à frente de todos nós e caberá a eles decidir o melhor ou o pior para a coletividade. Se nossa opção for pessoas “sem inteligência”, “sem moral”, “sem projetos”, jamais conseguiremos atingir o patamar de Cidade Inteligente.


MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.