Xanxerense registra aglomeração no novo local de imunização contra covid
Desde o dia 03 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê passou a ter como local de vacinação contra a covid-19 a UBS Arno Vivan, situada na rua Antônio Simões Cavalheiro, nº 275, no bairro Bortolon. Antes, a vacinação ocorria na Arena Ivo Sguissardi, no bairro dos Esportes. No entanto, segundo quem tem procurado o novo endereço, o espaço não consegue abrigar todos de forma a manter o distanciamento adequado.
Na manhã desta quarta-feira (17), uma jovem de 22 anos, moradora do bairro São Jorge, procurou o local para receber sua segunda dose e se deparou com uma situação de aglomeração. Em conversa com o Tudo Sobre Xanxerê, ela relatou a situação presenciada e que precisou ficar lá por cerca de duas horas até receber a vacina.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
“É a terceira vez que venho para me vacinar e está lotado, decidi vim antes para enfim conseguir, tinha uma fila na frente, aí quando começaram a entregar a senha a moça pedia pra todos entrarem lá dentro, e está assim até agora. Acho um descaso, pois querem que evitem aglomerações e fazem isso dentro do posto de saúde. Fora todas as outras pessoas que passaram aqui e foram embora por causa da fila, aí depois pedem pra população vir se vacinar, é uma vergonha pra cidade de Xanxerê essa mudança para um posto que não comporta o número de pessoas para a vacinação.” relatou.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi, cerca de 300 pessoas passam pelo local diariamente. Ainda segundo ela, o espaço no bairro Bortolon está sendo suficiente para atender a essa demanda, mas diante do conhecimento de possíveis aglomerações em certos momentos, é estudada uma forma de melhorar o atendimento. “A secretaria de Saúde tem conhecimento do ocorrido e está tomando as devidas providências.”, comenta a coordenadora.
Reforço para maiores de 18 anos
Recentemente o Ministério da Saúde e o governo do Estado divulgaram a informação de que será liberada a aplicação da terceira dose para todos os adultos, o que deve levar ainda mais pessoas aos locais de vacinação ao mesmo tempo. Sobre isso, a coordenadora explica que a Secretaria de Saúde do município ainda aguarda as orientações do Estado para saber como proceder.
“Estamos aguardando as notas técnicas, porque a gente só pode passar a fazer essas doses de reforço, como divulgado, para a população acima de 18 anos, a partir do momento que venham as notas técnicas e que cheguem as vacinas.”, explica.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!