Covid-19


Casos de covid aumentam nesta época do ano, o que reforça importância de medidas preventivas

Por: Francieli Corrêa 16/11/2023 às 11:18 Atualizado: 23/11/2023 às 22:40

O governo do Estado emitiu um alerta no final de outubro a respeito do aumento do número de casos de covid-19. A incidência da doença tem sido maior na população idosa a partir dos 60 anos, bem como a taxa de mortalidade. Em Xanxerê também foi registrado crescimento no volume de novas notificações, mas, segundo a Secretaria de Saúde, não há registro de casos graves nas últimas semanas. 

“A vacina ajudou muito a diminuir o cenário que tivemos dois anos atrás. Por isso a gente orienta que as pessoas que ainda não se vacinaram ou não fizeram a vacina bivalente, para que vão até uma sala de vacina fazer, porque ela ajuda e muito na diminuição e duração dos sintomas, mantendo os casos leves”, comenta a enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi

Ela explica ainda que devido às mudanças de temperatura, a tendência é que casos de doenças virais, como a covid-19, aumentem nesta época do ano. Os sintomas da doença são parecidos com os de uma gripe: tosse, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e febre. Quem apresentá-los deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste e seguir a orientação correta de isolamento. 

Segundo Caroline, nos últimos dias tem-se mantido uma média de 40 a 50 casos por semana, mas sem internações. Quem é diagnosticado com covid-19 deve evitar o contato com outras pessoas. O período de isolamento deve ser de 10 dias contados a partir do início dos sintomas, mas cada caso é avaliado. 

De forma geral, as orientações são: estar com o esquema vacinal completo, utilizar máscaras quando tiver sintomas, procurar uma unidade de saúde caso apresente sintomas e, no caso de estar com covid-19, respeitar o período de isolamento orientado.

Foto: Reuters 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.