Covid-19


Aumento de casos e óbitos por covid-19 acende alerta em SC

Por: Francieli Corrêa 12/12/2023 às 09:59 Atualizado: 19/12/2023 às 13:49

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta para o aumento de casos e de óbitos por covid-19 em Santa Catarina. Somente neste ano, o Estado já registrou mais de 48 mil casos da doença. 

Além disso, desde o final de outubro foi identificado um aumento no número de casos, o que reforça a importância da vacinação e as medidas de controle não farmacológicas. O número de óbitos também aumentou entre outubro (21) e novembro (43), dados atualizados em 11 de dezembro. 

> Entre no grupo de WhatsApp do TSX e não perca nenhuma notícia!

Por isso, a SES reforça que os cuidados de prevenção à covid-19 devem ser adotados por toda população para redução da transmissão do vírus no estado.

Entre as principais medidas de precaução estão a vacinação, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença, sobretudo para os grupos de risco, idosos e crianças, além disso a etiqueta da tosse também é fundamental, ou seja, cobrir o nariz e a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar.

“Todas as medidas de contenção da transmissibilidade da doença continuam sendo recomendadas, é preciso manter constantemente a higienização das mãos. Se não for possível lavar com água e sabão, é importante utilizar álcool em gel 70%”, alerta Fábio Gaudenzi de Faria, superintendente de vigilância em saúde.

Resumo de dados

Nos meses de outubro e novembro de 2023, foram registrados 17.204 novos casos de covid-19 em Santa Catarina. Os indicadores epidemiológicos da covid-19 vêm apresentando diminuição no número de casos ativos, passando de 7.708 em outubro para 6.519 em novembro. 

Já em relação aos casos graves, neste mesmo período observou-se uma diminuição no número de internações hospitalares, passando de 520 em outubro para 403 em novembro. 

As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades ou imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, e que ainda apresentam esquema vacinal incompleto,com doses de reforço em atraso.

"Um paciente com sinais e sintomas e desconforto respiratório precisa procurar imediatamente um Pronto Atendimento. Mesmo quadros leves podem evoluir para formas graves em pacientes com fatores de risco. É prudente que toda pessoa com comorbidades e infecções respiratórias procure um serviço de saúde para melhor avaliação da conduta a ser seguida", finaliza Gaudenzi.

Dose de reforço

Em 5 de dezembro, o Ministério da Saúde emitiu uma Nota Técnica recomendando a segunda dose de reforço da vacina covid-19 (bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses, devido a detecção da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron (SARS-CoV-2) e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1 no Brasil.

Foto: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.