Especial EXPOFEMI 22


Mais de 190 animais participam de julgamento na ExpoFemi

Os animais são das das raças Jersey e Holandesa e os ganhadores receberam premiação em dinheiro e colocação no ranking nacional
Por: Francieli Corrêa 08/05/2022 às 16:44 Atualizado: 15/05/2022 às 20:00

O setor do agronegócio, em destaque na exposição de animais, esteve bem representado na ExpoFemi. Um dos espaços mais visitados pelas pessoas contemplou animais vindos de toda a região para participar da 19ª edição da Festa Estadual do Milho.

O julgamento começou na sexta-feira (6), mas concentrou as atividades no sábado (7) com a avaliação do gado de leite das raças Jersey e Holandesa. Conforme o presidente da Comissão de Pecuária, Eleandro Arsego, o julgamento superou as expectativas da organização, principalmente no quesito do grande nível genético dos animais. Passaram pelo julgamento 93 animais da raça holandesa, já com a etapa nacional, e 98 da raça Jersey.

“O julgamento do gado de leite foi muito bom, os animais que participaram possuíam grande nível genético, sendo que o juiz teve muita dificuldade em escolher os campeões que foram premiados em várias categorias”, destaca Arsego.

Avaliação 

Um dos coordenadores da comissão, Jeferson Piccoli, explica que os avaliadores analisaram a condição morfológica, colocação de tetos, pernas e a forma de andar do animal para chegar à escolha das campeãs. “Todos os participantes gostaram e saíram contentes com as avaliações dos jurados”, comentou Piccoli.

Os animais da raça holandesa ganhadores foram: da Cabanha Cassiano, de Concórdia, com o animal adulto; e da Cabanha do Gelson Dalla Costa, de Quilombo, com a fêmea jovem. Piccoli explica que esses animais participarão de uma escolha em nível nacional onde serão selecionados os melhores animais para escolher a Melhor Vaca do Brasil. 

Da raça Jersey, o animal campeão é do Alegrete/RS e a campeã fêmea jovem é da família Tenfel de Braço do Norte/SC. “A vaca suprema da Feira, a melhor vaca foi a vaca Jersey de Marcilio Flores Alves, do Alegrete/RS”, explicou Piccoli. 

Os ganhadores do julgamento receberam troféu, um valor em dinheiro, auxílio-frete e o nome a nível nacional agregando valor a propriedade do produtor.

Premiação

Na noite de sábado (7) foi entregue a premiação aos participantes do gado de leite e de corte, através de um jantar de confraternização entre os expositores. Segundo Arsego, todos que participaram receberam troféu de participação e os ganhadores roseta, sendo que as grandes campeãs receberam a faixa e reservado de campeã. 

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.