Especial EXPOFEMI 22


Artesã coleciona grãos de milho para ter palhas de diferentes cores

Vanir Zanin tem até sementes raras, como a tunicata, que tem os grãos cobertos por palhas
Por: Francieli Corrêa 08/05/2022 às 18:52 Atualizado: 15/05/2022 às 20:36

Uma curiosidade encontrada na ExpoFemi 2022 foi o milho tunicata, que tem os grãos envolvidos individualmente por palha, além da que faz a cobertura da espiga. O grão é guardado pela artesã xanxerense, Vanir Zanin, que coleciona diferentes tipos de grãos de milho para ter as palhas que usa nas suas obras. 

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Vanir começou a trabalhar com artesanato em palha de milho há cerca de quatro anos e desde então tem buscado diferentes qualidades do grãos para ter palhas de cores diversificadas. Atualmente ela tem seis tipos de milho. 

"Eu fui em busca de diferentes grãos de milho, para produzir e ter diferentes tipos de palha. Entre eles um que é conhecido como o 'pai dos milhos', que é o tunicata, onde começou o milho. Ele tem todos os grãos cobertos por palha. Tive curiosidade de ter esse grão e consegui ele através da Epagri há um ano mais ou menos. É muito difícil de conseguir esse grão, porque ele é muito raro." explica a artesã. 

Além das diferentes qualidades de grão que conseguiu, ela também mistura alguns, para ter palhas de cores mistas. Amarelas, rochas, marrons, há uma diversidade de cores que ela consegue obter para o seu trabalho. Para conseguir palhas perfeitas, Vanir toma alguns cuidados desde o plantio das sementes. "É preciso ter todo um cuidado com a palha, tem o tempo certo de colher, limpar, classificar, armazenar, secar corretamente e aí poder usar", conta. 

Após ter as palhas selecionadas e tratadas, é só dar vida aos mais diferentes tipos de  obras, como bonecas, animais, lustres, e até um vestido todo feito de palha. O trabalho de Vanir pôde ser conferido em estandes da Feira Estadual do Milho deste ano, que encerra neste domingo (8). 

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.