Especial EXPOFEMI 22


Vestido de palha de milho feito por artesã xanxerense encanta visitantes da ExpoFemi

Peça está exposta no pavilhão central do parque
Por: Francieli Corrêa 04/05/2022 às 10:30 Atualizado: 11/05/2022 às 19:50

Um vestido confeccionado com palhas de milho, colocada bem na entrada do acesso principal ao pavilhão central da ExpoFemi 2022 tem chamado a atenção de quem passa pelo local. A obra de arte é de autoria da artesã xanxerense Vanir Zanin e foi criada especialmente para a feira, que iniciou no último final de semana e segue até domingo (8). 

O milho é a matéria-prima utilizada para cada detalhe da peça. O grão foi plantado pela própria artesã, para que ela pudesse selecionar as melhores palhas. Segundo Vanir, o pedido para a confecção do vestido partiu da primeira-dama, Vânia Martarello, e da diretora de Cultura do município, Aguinetes Barfknecht. A elaboração do vestido levou cerca de seis meses, mas passou aproximadamente um ano desde o plantio do milho até ter a obra pronta. 

Confira o álbum de fotos da ExpoFemi 2022 AQUI

"Levou um ano mais ou menos, entre plantar e colher com as palhas que eu preciso. Depois veio a classificação, para então começar a fazer o vestido. As palhas dele são todas naturais, não tem nenhuma tingida. Cada pecinha é natural.”, conta a artesã. 


O cuidado com as palhas que Vanir utiliza em suas peças começa desde a escolha da semente do milho. Depois que colhe, ela as seleciona, trata e então inicia suas criações, que vão desde bonecas, lustres, animais, flores e várias outras obras. Há peças de diferentes cores, todas utilizando a palha como matéria-prima. No estande de artesã há inclusive buquês de flores, confeccionados especialmente para o Dia das Mães, que é no próximo domingo.   


Início no artesanato

Vanir trabalha com artesanato de palhas de milho há quatro anos, depois de participar de um curso a convite da diretora de Cultura. A partir de então, descobriu uma paixão por esse tipo de arte e já confeccionou centenas de peças. Algumas já foram enviadas até para outros estados, inclusive para presentear figuras importantes, como o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Caixa Econômica Federal. 

"Nunca havia trabalhado com artesanato, sempre fui gerente de empresa e vendedora. Até que a Aguinetes me chamou para preencher uma vaga para um curso de artesanato com palha. Eu pensei um pouco, porque não trabalhava com isso, mas fiz o curso. Depois de um tempo, passando pela lavoura do meu irmão, num sábado à tarde, vi uma espiga de milho e resolvi juntar ela para fazer alguma peça; elaborei uma bonequinha. Depois veio uma amiga e me falou para fazer mais uma e a partir daí fui criando as minhas artes.", lembra Vanir. 

Além do vestido, exposto no pavilhão central, Vanir também tem outras peças expostas na ExpoFemi, que podem ser adquiridas pelos visitantes por preços a partir de R$ 10,00. Ela tem um estande no pavilhão 9 do Comércio, no prédio da Associação Vêneta, e no estande do Turismo Grande Oeste. O vestido não está disponível para venda. 

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.