Especial EXPOFEMI 22


Praça da Inovação apresenta novidades e informação durante a ExpoFemi 2022

Entidades e instituições de ensino estão presente no espaço durante os dias do evento
Por: Francieli Corrêa 02/05/2022 às 18:20 Atualizado: 09/05/2022 às 23:44

A Praça de Inovação é uma das novidades da ExpoFemi 2022 e está atraindo muitos visitantes. No local, universidades e entidades apresentam inovações tecnológicas e muito conhecimento. Uma dessas novidades é apresentada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O professor da área da mecânica, Carlos Aita, comenta que a entidade trouxe produtos das três áreas do campus: informática, engenharia de alimentos e mecânica.

Um dos experimentos são os talheres adaptados. Eles foram desenvolvidos atendendo as necessidades de cada educando da Apae de Xanxerê e foram fabricados por impressoras 3D. O projeto, segundo o professor, recebeu prêmios pelo objetivo de aplicar de forma real os conceitos e também por contribuir com a qualidade de vida dos alunos. 

Para Aita, expor na ExpoFemi é mostrar à sociedade as novidades que auxiliam no dia a dia. “Buscamos desenvolver sempre projetos de cunho inovador. É interessante esse viés de inovação na ExpoFemi com a apresentação de diversas entidades e empresas. É importante mostrar que na universidade que tem coisas inovadoras e devolver as informações a sociedades do que a gente realiza”, frisa.

Confira as fotos da ExpoFemi 2022

Palestras

O presidente da Comissão de Inovação da feira, Carlo Antunes dos Santos, explica que o espaço reúne entidades e instituições de ensino da região que auxiliam no conhecimento, pesquisa e fomento. “Procuramos reunir entidades da região. Participam da Praça de Inovação o IFSC, UFFS, Unoesc, Núcleo de Inovação e Tecnologia da Acix, CREA-SC, instituições da Segurança Pública. Essas instituições têm diversos tipos de pesquisa que são apresentadas aqui”, frisa o presidente da comissão.

Paralelo a Praça de Inovação está acontecendo palestras mais técnicas no auditório da ExpoFemi. Nesta segunda-feira (02), acontece a abertura do Ciclo de Palestras, a partir das 18h30, com a palestra “Complexidade nas Fundações de Edifício em Altura”, com o engenheiro Claiton Mesacasa e após a palestra com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: tendências para o futuro”.

Na terça-feira (03), as palestras serão, às 18h45, “Uma Conversa Sobre Agricultura Regenerativa”, com o engenheiro agrônomo, Diego Aléssio e, às 20h30, a palestra com o tema “Programa Hidro Terraço Como Inovação para área de engenharia agrícola”, com o engenheiro Álvaro José Back.

Na quarta-feira (04), as atividades iniciam às 18h45, com a palestra “Gerenciamento de Qualidade do Ar Interno em Hospitais e Clínicas”, com o engenheiro mecânico José Edson Basto e, às 20h30, com o engenheiro mecâncio Juliano Mazute com a palestra “A engenharia e a indústria 4.0”.

Na quinta-feira (05), a palestra será sobre “Tratamento de Efluentes, geração de energia elétrica e fertilizantes na Fazenda Bagatini”, com o médico veterinário Rodrigo Bagatini, às 18h45. Já às 20h30 ocorre a palestra “Análise do Mercado do Milho”, com o engenheiro agrônomo, Haroldo Tavares Elias. 

Na sexta-feira (05) as duas últimas palestras do ciclo serão às 18h45 com o tema “Oportunidades de Economia no setor de energia elétrica na visão do empreendedor”, com o engenheiro mecânico, André Thiago Blanger. Às 20h30 ocorre a palestra “A Revolução do Setor Elétrico – Sistemas de armazenamento de energia – BESS, recargas de veículos elétricos e telemedição para gestão do consumo e dimensionamentos”.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Fotos: Assessoria de Imprensa ExpoFemi

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.