Covid-19


Governo do Estado lança nova Matriz de Alerta Epidemiológico covid-19

Por: Sanny Borges 19/04/2022 às 17:00 Atualizado: 26/04/2022 às 22:09

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está lançando a Matriz de Alerta Epidemiológico (MAE) covid-19. Esta nova ferramenta foi elaborada para auxiliar a sociedade catarinense a decidir quais medidas de prevenção devem ser tomadas com base nos dados mais recentes. As atualizações da MAE serão semanais, divulgadas toda segunda-feira.

Os níveis de alerta podem ser baixos, médios ou altos. Eles serão determinados por meio da observação das taxas de incidência de casos de covid-19 e de casos hospitalizados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 na Semana Epidemiológica (SE) anterior; e também pelas coberturas vacinais do esquema primário (duas doses ou dose única) para a população vacinável (a partir dos cinco anos de idade), e da dose de reforço (para a população a partir de 18 anos) das vacinas contra a covid-19; todos observados por município de residência.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

O resultado final da Matriz de Alerta Epidemiológico é uma média ponderada entre as quatro dimensões. Veja os dados desta semana:

Dimensão Incidência covid-19

Taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes na semana epidemiológica anterior:

Alto (vermelho) - acima de 200 casos por 100 mil habitantes - 3 municípios

Médio (amarelo) - entre 100 e 200 casos por 100 mil habitantes - 7 municípios

Baixo (verde) - abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes - 285 municípios


Dimensão Incidência SRAG covid-19

Taxa de incidência de SRAG hospitalizado por covid-19 por 100 mil habitantes na semana epidemiológica anterior:

Alto (vermelho) - acima de 20 casos/100 mil hab - 2 municípios

Médio (amarelo) entre 10 e 20 casos/100 mil hab - 3 municípios

Baixo (verde) - abaixo de 10 casos/100 mil hab - 290 municípios


Dimensão vacinação esquema primário completo

Cobertura vacinal (%) do esquema primário completo (duas doses ou dose única) de vacinas Covid-19 na população vacinável (a partir dos cinco anos de idade) por município de residência:

Alto (verde) - acima de 85% (183 municípios)

Médio (amarelo) - entre 60% e 85% (109 municípios)

Baixo (vermelho) - abaixo de 60% (3 municípios)


Dimensão vacinação reforço (pop>18 anos) completo

Cobertura vacinal (%) da dose de reforço de vacinas Covid-19 na população vacinável (a partir dos 18 anos de idade) por município de residência:

Alto (verde) - acima de 85% (7 municípios)

Médio (amarelo) - entre 60% e 85% (79 municípios)

Baixo (vermelho) - abaixo de 60% (209 municípios)


Matriz de Alerta Epidemiológico covid-19 - SC - semana epidemiológica 15/2022 (10 a 16 de abril de 2022)

Alerta Alto (vermelho) - nota 2 (5 municípios)

Alerta Médio (amarelo) - nota 1,5 - 1,75 (212 municípios)

Alerta Baixo (verde) - nota 1,0 - 1.25 (78 municípios)

Baseado nos níveis de alerta epidemiológico do seu município, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda as seguintes medidas de prevenção para evitar a disseminação da covid-19:

Baixo (verde) - fique em dia com as vacinas, inclusive com a dose de reforço; se apresentar sintomas, procure um serviço de saúde, faça o teste.

Médio (amarelo) - seguir as recomendações presentes no nível baixo; manter-se em isolamento; se apresentar algum fator de risco para doença grave, utilizar máscaras em locais públicos e fechados, evitar aglomerações e preferir ambientes ventilados.

Alto (vermelho) - seguir as recomendações presentes no nível baixo e médio; utilizar máscaras em locais públicos e fechados e nos quais não for possível, manter distanciamento e evitar aglomerações.

Qualquer pessoa pode optar por usar máscaras a qualquer momento. Pessoas com sintomas, com teste positivo ou que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado de covid-19, devem usar máscaras e seguir as orientações de isolamento e quarentena. As máscaras são fortemente recomendas no transporte público, em serviços de saúde, instituições de longa permanência para idosos e podem ser exigidas em outros lugares pelas autoridades locais.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.