Covid-19


SC identifica primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron

Por: Francieli Corrêa 07/02/2022 às 09:02 Atualizado: 14/02/2022 às 12:39

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) informou, na sexta-feira (05), que foi identificado o primeiro caso da subvariante BA.2 da variante de preocupação Ômicron do Coronavírus no Estado.

Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de 42 anos, residente em Florianópolis, que apresentou sintomas de Síndrome Gripal e não chegou a ser hospitalizado. Possivelmente, trata-se de caso de reinfecção. O município de Florianópolis foi imediatamente comunicado, e informou que vem monitorando o caso, que cumpriu o período de isolamento preconizado, bem como está realizando monitoramento de contatos próximos.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

O diagnóstico foi realizado pelo Lacen/SC por meio do exame RT-qPCR, que encaminhou a amostra para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como referência para Santa Catarina, para realização do sequenciamento genômico que confirmou tratar-se da subvariante BA.2.

Conforme estudo divulgado pelo States Serum Institut da Dinamarca, a subvariante BA.2 da Ômicron pode ser até 1,5 vezes mais transmissível que a cepa Ômicron original. No entanto, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Reino Unido e o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a linhagem BA.2 parece não reduzir a eficácia das vacinas contra o coronavírus, bem como ainda não há evidências de que possa ser mais grave do que a linhagem original.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.