Covid-19


Testagem de covid-19 será realizada com novos critérios a partir da próxima semana

Por: Sanny Borges 21/01/2022 às 17:03 Atualizado: 28/01/2022 às 23:28

Desde o início do mês de janeiro, Santa Catarina teve um aumento expressivo no número de casos de covid-19. Em Xanxerê, os casos ativos em circulação, nas últimas duas semanas, representam aumento de mais de 500%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O que significa também que a procura pelas unidades básicas de saúde para atendimento de síndromes gripais tem sido maior, elevando a demanda de exames laboratoriais para diagnóstico da covid-19. 

Esse aumento, quando aliado à escassez de insumos para a realização de testes, fez a Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitir um ofício onde recomenda que os municípios passem a seguir temporariamente novos critérios para realização de testes, para que sejam usados de forma racional e priorizados a quem realmente necessita.

Em conversa com a secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pagoraro, ela explica que a partir de segunda-feira (24), todas as unidades básicas de saúde do município passaram a atender com esses novos critérios de prioridade.

“Já fizemos reunião com as equipes e a partir de segunda-feira, as unidades de saúde farão os testes de acordo com a gravidade. Os testes serão prioridade para os seguintes casos: todos que apresentarem casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave que necessitem de hospitalização; para pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades); para profissionais de saúde com sintomas respiratórios; para triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos; e para profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais”, explica.

Ela destaca ainda, que os demais casos serão atendidos somente depois dos de prioridades, pois a demanda está muito alta. Diante disso, ela orienta para que a população xanxerense procure atendimento somente após apresentar sintomas.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

“Os testes não serão feitos em indivíduos assintomáticos, mesmo que tenha tido contato com algum positivo. Os testes não são mais requisitos para sair do isolamento e eles também não serão feitos como pré-requisito para participação em eventos. Esses casos só passaram por atendimento quando os de prioridade já tiverem sido atendidos”, ressalta.

Ana Luiza Carvalho, médica coordenadora na Secretaria Municipal de Saúde, também ressaltou para que as pessoas só procurem o atendimento quando realmente for necessário. Atualmente, cerca de 20 profissionais da saúde do município estão positivados e afastados de suas funções, o que causa ainda mais racionamento nos atendimentos.

“Hoje, temos uma quantidade limitada de testes e uma quantidade limitada de profissionais para o atendimento, por isso precisamos dar prioridade para quem corre um risco maior de agravar. Quando falamos de prioridade, não estamos excluindo ninguém. Pedimos que a população compreenda isso e que respeite. Espero que a população não entenda isso como uma negação do teste, mas que entenda isso como uma estratégia inteligente e necessária para cuidar daqueles que precisam mais, porque os recursos não são infinitos”.

A médica explica que a partir da semana que vem, ainda no período da manhã, serão atendidos exclusivamente os sintomáticos gripais e de covid que se encaixam nos casos de prioridades, além de casos de urgência. Já no período da tarde, serão priorizados os agendamentos.

Internações

Durante o mês de janeiro, Xanxerê já registrou duas internações relacionadas com covid-19. Uma delas foi internada com suspeita e, após alguns exames, foi descartada a infecção. O segundo caso foi de um paciente internado por problemas de saúde e que durante sua internação, pegou covid. Atualmente ele está em um hospital de Xaxim aguardando o término de quarentena para ser transferido a outro hospital.

A secretária de saúde ressalta à população xanxerense que, mesmo sem ala covid no hospital do município, caso haja necessidade de internações, as pessoas não ficarão desamparadas e deve-se procurar primeiramente as unidades de saúde de Xanxerê, para dar o encaminhamento necessário.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.