
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
Nos holofotes ou no anonimato, elas já são centenas
2024 deve ser o ano para marcar o nome de mulheres definitivamente na história de Xanxerê. Será a primeira vez que teremos mulheres de presidente e vice da maior festa da cidade – a Festa Estadual do Milho – ExpoFemi.
O “risco” teve o aval do prefeito e foi muito bem aceito por toda a equipe e, principalmente pela Comissão Central Organizadora, que já foi anunciada e contará também com mulheres de muita experiência e trato com as pessoas.
Mas por que ainda nos impressionamos tanto quando elas assumem o comando de algo na nossa cidade?
Temos empresas, entidades e organizações muito bem comandadas por mulheres, onde elas lideram, fazem tratativas com empresários e até políticos de diferentes partes do Brasil e até por que não do mundo. Definitivamente, as mulheres ganharam seu território em solo da Campina. Por vezes no anonimato, mas elas já são centenas.
E, quando os holofotes são uma feira e duas mulheres estão à frente, a visão parece ser outra, a expectativa tem ar de já iniciar positiva. Ainda mais na edição que vai comemorar os 70 anos de Xanxerê e será realizada de 24 de fevereiro a 3 de março. Ou seja: tempo firme, de sol e calor, minha gente!
Que o sucesso das mudanças já anunciadas de cara desta edição possam ser disseminadas por toda a cidade e região. Que possamos ter muito mais mulheres na direção do barco.
Certamente os 70 anos da nossa Campina são de muito aprendizado e quebra de paradigma. Mas, que ainda temos um belo caminho pela frente, não podemos negar. O importante é que as visões estão sendo diferentes, as interferências já não são velhas e tradicionais e as ações estão sendo reais.
Que possamos contar mais uma parte da nossa história com muito orgulho do que aprendemos com os erros e com os acertos e que cresçamos dando espaço para todos.