Blogs e Colunas


Tania Breda
Tania Breda

Corpo prefeito, Mas o que é um corpo perfeito?

CORPO PERFEITO, MAS O QUE É UM CORPO PERFEITO?
22/12/2021 às 12:24


Desde nossos primórdios seguimos padrões de beleza impostos em revistas, televisão, jornais, e agora redes sociais. As mulheres mais lindas, cabelos perfeitos, olhos, boca e nariz perfeitos, bunda redondinha, pernas torneadas, pele boa, baixo percentual de gordura, não tem uma saliência de gordura em nenhum lugar, barrigas trincadas, olhos claros, a mulher que faz tudo, a que carrega o mundo nas costas o tal de “mulherão da porah” isso seria “o perfeito”. Que inclusive nós mesmas tachamos outras mulheres.

Mas o que é perfeito para um corpo? Somos prisioneiras, como podemos ser felizes com tamanha cobrança, inseguras, insatisfeitas.
Ser mulher é prazer e dor, liberdade e obrigação, felicidade e sofrimento.

Talvez a repressão imposta a nós por muitos anos de como deveríamos ser, se comportar, vestir, falar, expressar, que deveríamos ser donas de casa e mães perfeitas, que cuidássemos do marido, fossemos a esposa perfeita pronta para satisfazer os desejos do marido, mesmo quando nenhuma vontade havia pela canseira de cuidar da casa, dos filhos, do trabalho fora de casa, dos estudos etc.

Talvez o fato de os homens repetirem a frase “difícil compreender as mulheres”, venha da repressão que sofremos desde a muitos anos atrás. Essa situação pode ter sido gerada pelo machismo cultivado desde que “fomos feitas” pelas mãos divinas, porque somos religiosamente feitas de partes de um homem perfeito, e porque nós perdemos o paraíso. Porque desde de crianças fomos reprimidas sexualmente, que nossos órgãos genitais são feios e cheiram mal, sentir prazer é feio.

E a confusão foi gerada, se ele apreciar o rosto dela, o homem precisa pisar em ovos ao proferir um elogio amoroso, preocupando-se em não ferir os sentimentos dela. Se ele nunca disser nada, ela está destinada ficar triste. Será que devo colorir o cabelo igual o dela? Não amor gosto dos seus cabelos assim. Você a acha bonita? Não amor, gosto de você do jeito que és. O que você está querendo dizer? Pergunta ela furiosa.

Muito ainda temos de enfrentar, e o inimigo mais poderoso habita dentro de nós, lá no profundo, que diz para nós mesmas, você é mulher, não pode fazer isso, nem aquilo, porque vão julgar você.

Este artigo é pela liberdade das mulheres, seja na família, ou na vida social, mais que uma Treinadora eu sou uma defensora da liberdade da mulher. Liberte-se dos padrões e ame-se.

Fonte de inspiração para este artigo: Livro O Mito da Beleza - De Naomi Wolf

MAIS DO COLUNISTA

  • 1
Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.