Blogs e Colunas


Dr. Ranieri Esclarece
Dr. Ranieri Esclarece

Eu não faria isso no Google se fosse você

07/01/2022 às 15:42

O sigilo das comunicações são protegidos pela Constituição, até aqui nenhuma novidade, certo? Também não é novidade que algumas vezes esse sigilo pode ser afastado, não é mesmo?

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que esse sigilo não protege apenas suas conversas telefônicas, WhatsApp e e-mails, é possível ter acesso ao que foi pesquisado no Google e demais buscadores. Deixa eu te explicar!

Em algumas investigações pode ocorrer a quebra de sigilo de várias pessoas de forma aleatória, desde que tenham procurado pelo assunto em dias anteriores ao crime investigado.

 Por exemplo, no caso de homicídio da Vereadora Marielle Franco, houve a quebra de sigilo de todos que acessaram o Google, entre os dias 10/03/2018 e 14/03/2018, usando os seguintes termos: “Marielle Franco”, “Vereadora Marielle”, “Agenda Vereadora Marielle”, “Casa das Pretas”, “Rua dos Inválidos, 122”, “Rua dos Inválidos”, veja que foram pesquisas sobre nomes e endereços informações que todos pesquisamos no dia a dia (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/vereadora-do-psol-mariellefranco-e-morta-a-tiros-no-centro-do-rio.ghtml).

Então, redobre sua atenção ao utilizar o Google ou outros sites de busca, o mau uso da ferramenta pode te causar muita dor de cabeça, como disse, eu não faria isso no Google se fosse você! 

-----------------------------------------------------------

Ranieri Peixoto, advogado criminalista, formado  pela Universidade do Planalto Catarinense, Pós Graduado em Direito Constitucional e Direito Público com Ênfase no Ministério Público Federal. Atuou no Ministério Público de Santa Catarina por mais de 5 anos, proprietário do Escritório Ranieri Peixoto Advogados, atuante em todo o Estado de Santa Catarina, especialmente nos Municípios Xanxerê e Chapecó. Instagram: @criminalistaranieripeixoto. Site: www.ranieripeixotoadvogados.com. Whatsapp:49984183100.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.