
É DA CAMPINA - com Joimara Camilotti
Onde está a magia do Natal na Campina?
Sou da época em que o Natal tinha cheiro diferente no ar na Campina. Onde as árvores das calçadas começavam a florir bem na entrada de dezembro, colorindo as ruas. Época em que era mágico sair para ver as vitrines bem decoradas, onde as famílias deixavam o carro na garagem e iam a pé contornando todo o centro.
O espírito natalino já foi bem forte na nossa cidade e ainda é, se a gente estiver disponível para perceber. Quem aí não lembra das decorações do saudoso Neuto Pasinatto, do show dos papais-noéis no prédio da antiga Renner?
Quem não esperou ou levou os filhos, netos ou sobrinhos para ver o bom velhinho chegando de helicóptero no estádio municipal? Viu ele descer de rapel da igreja Matriz? Ou ainda chegando no carro dos bombeiros ou em seu trenó?
Casas bem decoradas, inclusive com prêmios para as mais iluminadas. Arcos de material reciclável em toda Rua Coronel Passos Maia e até aquelas lâmpadas antigas coloridas com fiação toda verde que pareciam uma bagunça, mas iluminavam muito bem.
Xanxerê ficava encantadora nesta época do ano! Com o tempo, essa magia parece ter adormecido a cada ano. Seja pela falta de dinheiro para investir na decoração geral da cidade, ou do ânimo dos moradores para enfeitar suas casas. Salvo a Rosane Scaini e o Adão de Quadros, que sempre mantiveram sua casa lindamente decorada para esta época, inclusive ela era visitada por muita gente, mas veio a pandemia e tudo mudou...
Bom, mas e o que esperar do Natal de 2021? Esperar e desejar que as famílias possam encontrar e ter as mínimas condições de passar um Natal com saúde, com comida na mesa e, claro, se der para montar a árvore está valendo até um galho seco com bolinhas de papel. O que importa é não deixar esse encanto adormecido.
E você aí, já decorou sua casa, sua empresa? Ah, e não esqueça de iluminar bem o seu coração, em primeiro lugar.