Todas


Advogada Fernanda Oliveira fala sobre reeleição para a OAB de Xanxerê

Fernanda assumiu pela primeira vez em 2019, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo
Por: Francieli Corrêa 01/12/2021 às 18:09 Atualizado: 03/01/2022 às 13:55

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou suas eleições para as diretorias e conselhos das Seccionais e Subseções para o triênio de 2022/2024, no último dia 25/11. Na subseção de Xanxerê, Fernanda Oliveira foi reeleita presidente, com 252 votos (79,5% dos válidos). A advogada, especialista em Direito de Família e Sucessões, já havia criado um marco na história ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de três décadas de existência da subseção, em 2019, ao qual soma, agora, sua reeleição.

Na eleição deste ano, ela não teve concorrência. Além de Fernanda, a chapa também elegeu o vice-presidente, Sérgio Luiz Marca Jr., a secretária geral, Flávia Eberle, a secretária geral adjunta, Fabiana de Lima, e o tesoureiro, Cleber Antônio Fiorentin. Para o próximo triênio, Fernanda destaca que será dado continuidade a projetos que já existem, principalmente no que se refere a capacitação, com cursos presenciais. Algo que, segundo ela, é muito pedido pelos advogados da região, e que não pôde ser explorado nos últimos anos, muito em razão da pandemia.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“Nós tínhamos bastante projetos de cursos presenciais, até para aproveitar a sede que foi toda reformulada, pensando em receber os colegas. Tínhamos projeto para acessibilidade da sede, tínhamos na época solicitado ao município a doação de um terreno para construir uma sede social, ao que ainda estamos esperando resposta e que se vier positiva a gente pensa em iniciar. Algumas coisas não conseguimos fazer por conta da pandemia, outras por conta de prioridades, a gente precisava escolher o que fazer, até por questão de verba. Vamos tentar retomar alguns planos que tínhamos para os últimos três anos, que não foram implementados

”, comenta a presidente reeleita. 

A classe dos advogados foi uma das que foram bastante atingidas pelas restrições impostas pela pandemia, principalmente no início. Um desafio a mais a ser enfrentado, além da busca para colocar os projetos em prática e a resolução dos problemas que surgem no dia-a-dia de quem está à frente de uma instituição como a OAB. Segundo Fernanda, a primeira experiência como presidente foi bastante desafiadora, mesmo para ela, que já soma 22 anos na advocacia e um longo currículo dentro da OAB.

“Eu fiquei bem feliz com essa caminhada que fizemos nos últimos dias, porque várias pessoas me agradeceram por atendimentos que eu nem lembrava. Foram tantas pessoas que atendemos nessa pandemia, com problemas inimagináveis, que os advogados acabavam me agradecendo e às vezes eu nem lembrava e acabava ficando com vergonha. Eu fico muito feliz com isso e fico mais feliz ainda que eles podem me chamar a qualquer hora, porque é nesse contato do advogado comigo e com toda a minha diretoria que vamos conseguir resolver os problemas que surgem.”, destaca Fernanda.

Trajetória da OAB Xanxerê
A advogada começou atuando em comissões da OAB já a partir de 2001. Em 2007, passou a assumir cargos na diretoria de forma oficial. Mas, um pouco antes disso, o primeiro cargo assumido por ela na instituição foi o de secretária adjunta, substituindo uma colega que havia passado em um concurso. Depois disso, Fernanda foi secretária geral por duas vezes, seguiu como conselheira local em duas gestões e atuou como conselheira estadual, até se tornar presidente, eleita no final de 2018. Experiência que, segundo ela, além de desafiadora, foi muito enriquecedora.

“O que eu mais ganhei nesses três anos foram grandes amigos, que era a minha diretoria que estava comigo. E eu espero que na próxima aconteça a mesma coisa, porque eles não me deixaram sozinha em nenhum momento. Tem muita coisa que é você quem tem que resolver, na maioria das vezes é para mim que ligam, é a minha cara que está na frente, mas eles nunca me deixaram sozinha e isso facilitou muito as coisas e eu percebi que eu tenho com quem contar. Hoje, eu me sinto muito mais tranquila do que estava há três anos. Há coisas que a OAB traz que não têm preço.”, destaca.

Protagonismo feminino
A chegada de mais mulheres à presidência, em cadeiras que nunca haviam sido ocupadas pelo público feminino, foi algo que ganhou bastante destaque nessa eleição da OAB, quando pela primeira vez as chapas precisaram considerar na composição a equidade de gênero. Neste ano, a OAB/SC, por exemplo, elegeu a primeira mulher à presidência em 88 anos de história. Para Fernanda, a exigência de metade da chapa ser composta por mulheres incentiva e garante maior presença feminina dentro desse universo ainda bastante masculino.

Na subseção de Xanxerê, que existe desde 1983 e abrange as comarcas de Abelardo Luz, São Domingos e Ponte Serrada, com 550 advogados inscritos, Fernanda é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente. Um fato que vai ficar na história e que serve de inspiração para outras mulheres, o que também dobra o sentimento de responsabilidade.

“Eu escutei muito isso depois que saiu o resultado, através de mensagens e de muitas alunas e até colegas que me procuraram para falar [que ela é uma inspiração] e eu senti uma responsabilidade muito grande. Eu não me vejo assim, porque eu abaixo a cabeça e vou trabalhando. A gente não se dá conta, às vezes, da imagem que se passa, não se dá conta que nessa trajetória está inspirando outras pessoas. É preciso que as mulheres assumam esses papéis, eu sei que para umas é mais difícil que para outras, mas meu sonho é que cada vez mais as mulheres também estejam em locais de liderança.”, comenta.

Antes de finalizar, Fernanda fez questão de destacar o agradecimento a todos que a apoiaram nos últimos anos e na reeleição. “Agradeço aos 252 colegas que confiaram na gente e digo que podem ficar tranquilos que serão mais três anos de muito trabalho. Agradeço o apoio de toda a diretoria e conselho, também tive o apoio de quem foi minha oposição da outra vez e isso me deixa muito feliz, mostra que a gente está no caminho certo. Espero trilhar mais três anos de muito trabalho, não deixar nada a desejar e dizer que estou à disposição de todos os colegas para o que for preciso. E não posso deixar de agradecer aos meus chefes da universidade e a minha família, que me apoiaram para que eu pudesse concorrer novamente.

Além de advogada atuante e presidente da OAB, Fernanda também é professora universitária desde 2008 e coordenadora do curso de Direito desde 2017, na Unoesc, lecionando em Xanxerê e Xaxim.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.