Municípios da regional de Xanxerê registram danos após forte temporal
Na noite de quinta-feira (16), um forte temporal atingiu a região Oeste de Santa Catarina, provocando danos e prejuízos em diversos municípios.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Luciano Peri, dos 20 municípios atendidos pela regional de Xanxerê, 12 deles registraram danos e prejuízos, sendo os mais afetados:
• Abelardo Luz: alagamentos pontuais no centro e interior do município.
• Bom Jesus: registro de granizo no município, afetando as comunidades de Linha Bento e Linha Assentamento. Defesa Civil Municipal em levantamento dos danos.
• Faxinal dos Guedes: quedas de árvores obstruindo uma via que liga a cidade ao Distrito de Barra Grande.
• Ipuaçu: registro de granizo no município, afetando as comunidades de Pinhalzinho, Toldo Velho, Cerro Doce e Alto da Serra. Defesa Civil Municipal indo a campo para levantamento. Em fase final para decretar situação de emergência.
• Passos Maia: registro de granizo no município e de destelhamentos no interior do município, com danos em uma residência. Defesa Civil em levantamento.
• Ponte Serrada: alagamentos pontuais com registro de deslizamento na rua Carolina Castanharo, no bairro Moroso.
• São Domingos: registro de granizo no interior do município. Defesa Civil em levantamento.
• Xanxerê: Vendaval com danos em residências, sendo realizado a entrega de lonas. Diversas estruturas danificadas. Monitoramento de quatro pontos de deslizamento na SC-155. Município decretou situação de emergência.
"As equipes da Defesa Civil, com o apoio das estruturas municipais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, realizam atendimentos aos afetados. Até o momento, temos cerca de 837 pessoas que foram afetadas de forma direta e mais de 248 estruturas públicas e privadas danificadas pelos fortes ventos e granizo", destacou Peri.
As chuvas foram mais concentradas na noite de quinta-feira (16), sendo os maiores acumulados registrados em 24 horas em Ponte Serrada (76mm), Xaxim (47mm), Xanxerê (39mm) e Abelardo Luz (35mm). Já as maiores rajadas de ventos foram registradas em Ponte Serrada (55km/h) e Xanxerê (43km/h).
O coordenador destaca, ainda, que a Defesa Civil continua no apoio aos municípios com a ajuda no processo de decretação de emergência e na entrega de itens de assistência humanitária aos municípios que foram afetados de forma direta.
Fotos: CBMSC/DC