Saúde


SC inicia campanha de multivacinação para atualização de cadernetas de crianças e adolescentes

Por: Francieli Corrêa 16/10/2023 às 09:49 Atualizado: 23/10/2023 às 11:36

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), e os municípios de Florianópolis e São José lançaram no último sábado (14), a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha segue até o dia 28 de outubro, com o Dia “D”, sábado no qual os postos de saúde ficam abertos para a vacinação, programado para o dia 21 de outubro.

Na abertura, a Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, destacou a importância da vacinação não só para o estado, mas para todo o país.

“Com a vacinação conseguimos eliminar doenças como a poliomielite. Então, o chamamento é para todo o cidadão para que olhe as cadernetas de vacinação dos seus filhos. Vacinas salvam vidas, evitam a lotação de hospitais e elas estão disponíveis gratuitamente através do maior programa do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Imunizações. Então, temos que nos orgulhar e nos vacinar”, enfatizou.

O objetivo da Campanha de Multivacinação é resgatar crianças e adolescentes que deixaram de tomar alguma dose das vacinas de rotina ou das vacinas de Campanha, como a covid-19, por exemplo, a fim de elevar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização.

Durante a Campanha serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e vacinas de Campanha que protegem contra mais de 20 doenças. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que os municípios, além de ofertarem doses nas unidades básicas de saúde, também o façam em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, praças, shoppings, parques, para que seja possível resgatar o maior número de crianças e adolescentes não vacinados.

Pais e responsáveis podem aproveitar a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas, de forma gratuita, para pessoas de todas as idades, desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e para os idosos. Existem também doses específicas para as gestantes.


Xanxerê

Em Xanxerê, a campanha de vacinação iniciou nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 27 de outubro. O dia D será realizado no dia 21. Sete salas de vacinação estão à disposição dos munícipes, distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde, e funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45.

Leia também: 

Queda na cobertura vacinal ultrapassa 50% em nove anos em Xanxerê

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.