Saúde


Equipe do NIR do HRSP ministra capacitação em evento com profissionais de todo o Oeste

Por: Sanny Borges 05/10/2023 às 14:26 Atualizado: 12/10/2023 às 16:37

A convite da Gerência Regional de Saúde e da Central de Regulação Macro Grande Oeste (Crihgoeste), profissionais do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Regional São Paulo (HRSP), estão ministrando capacitação para técnicos e gestores de saúde de municípios e hospitais do grande Oeste.

O encontro começou na terça-feira (3) e se encerra hoje (5), em Chapecó. A capacitação ocorre junto ao laboratório de informática da Unochapecó. O evento visa capacitar os profissionais com relação dificuldades enfrentadas no cotidiano com relação a utilização do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) Ambulatorial e Hospitalar.

O Hospital Regional São Paulo implementou o Núcleo Interno de Regulação em 2017. O setor trabalha com o objetivo de gerir de maneira eficiente a ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser responsável pela comunicação entre o hospital e a Central de Regulação de Leitos, assegurando o fluxo contínuo das informações e das internações.

A enfermeira coordenadora do NIR, Eveline Geller, explica que o setor atua com o objetivo de gerar eficiência, organizando para que os leitos de internação hospitalar sejam ocupados de modo controlado e ágil.

“O setor trabalha de maneira técnica administrativa e realiza o monitoramento do paciente, desde a entrada no hospital, a movimentação interna e externa, até o momento da alta hospitalar ou transferências para outras UTIs ou especialidades, nos ambulatórios e com pacientes de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS. Além do controle de procedimentos para registros SISREG e faturamentos”, destacou.

A enfermeira Eveline Geller avalia a capacitação que está sendo realizada em Chapecó, como essencial para aprimorar o conhecimento dos profissionais, tendo em vista que a implantação e a atuação do NIR marca uma nova etapa no sistema de gestão saúde. “O setor está diretamente ligado às Centrais de Regulação ambulatorial e hospitalar e atua para melhorar qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.”

A profissional analisa ainda que o NIR é responsável por melhorar a dinâmica das ofertas de vagas, dar maior atenção ao paciente que necessita de exames oferecidos interna ou externamente, tendo controle em relação a estas vagas, dando agilidade no serviço prestado, criando ferramentas de controle e estatísticas sobre as vagas/serviços oferecidos e melhorando o atendimento prestado pela unidade.

Eveline Geller avalia que o convite foi uma oportunidade para mostrar a organização da equipe do Núcleo Interno de Regulação do HRSP e o trabalho para todos os municípios e hospitais da região do Grande Oeste.

“Muitos hospitais ainda estão implantando o NIR e contribuir explanando sobre a rotina do setor, foi de grande valia, demonstra o desempenho do nosso trabalho e deixa consolidado que realmente funciona. Compartilhar esse conhecimento com outras entidades, é querer que tenhamos os serviços de saúde em sintonia para melhor atender às pessoas de forma eficiente e humanizada. É gratificante ver o trabalho realizado por toda minha equipe sendo reconhecido fora da instituição,” finaliza Eveline.

No HRSP, o NIR é composto por uma equipe formada por um médico, assistente social, um enfermeiro coordenador, enfermeira trainee e oito auxiliares de escritórios. O setor é dividido em vários locais de atuação dentro da instituição (ambulatórios, administrativo da hemodinâmica, na regulação de leitos - onde o NIR atua 24 horas e na parte Sisreg – Sistema Nacional de Regulação).

Fotos: HRSP

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.