Saúde


HRSP realiza primeiro Implante de Cardioversor com Desfibrilador

Por: Sanny Borges 11/09/2023 às 13:38 Atualizado: 18/09/2023 às 18:28

Na última quarta-feira (6), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) alcançou um marco histórico ao realizar o primeiro Implante de Cardioversor com Desfibrilador (CDI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente atendido foi Zelmino Bevilaqua, de 83 anos, morador do município de Modelo, no Extremo Oeste Catarinense.

O procedimento foi possível porque, há poucas semanas, o HRSP foi habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular – sendo o primeiro hospital do grande Oeste a ter essa habilitação. Antes disso, os pacientes precisavam se deslocar para realizar o procedimento na grande Florianópolis.

Nesta sexta-feira (8), Zelmino agradeceu ao HRSP pela realização eficaz do procedimento. Ao lado do filho Clairton, o paciente reforçou gratidão ao hospital, equipe médica e a todos os colaboradores que atuam na instituição.

Pai e filho também destacaram a felicidade de contar com o procedimento de CDI na região. “O Hospital Regional São Paulo já é referência em cardiologia. Agora, com a ampliação dos serviços, o hospital vai contribuir ainda mais com as pessoas da nossa região. Isso é motivo de orgulho para todos,” destacaram.

Conforme a direção do HRSP, o CDI é um procedimento indicado para pacientes com problemas cardíacos graves e a realização em Xanxerê representa uma conquista significativa para a região, pois aumenta a qualidade do atendimento, diminui a necessidade de longas viagens, proporcionando conforto e esperança aos pacientes e famílias.

“Antes dessa habilitação, os moradores precisavam aguardar vaga e se deslocar até o Instituto de Cardiologia da Grande Florianópolis, enfrentando dificuldades devido à distância. Só temos a agradecer à Secretaria de Estado da Saúde por considerar nosso hospital", explica o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.

Antes de tornar-se Centro de Cardiologia, o HRSP já era reconhecido como Unidade Hospitalar em Alta Complexidade Cardiovascular. No mês de maio, a instituição foi autorizada pelo Ministério da Saúde a oferecer serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos.

Conforme a diretora geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, com os novos serviços o hospital passa a ter mais agilidade na realização dos procedimentos dos pacientes.

“A Secretária Carmen Zanotto, desde o início de seu mandato, relatou preocupação com os pacientes que precisaram ficar muito tempo internados até conseguir uma vaga no Instituto de Cardiologia de Florianópolis. Queremos expressar nossa profunda gratidão à Secretária e parabenizar toda equipe do serviço de Cardiologia do HRSP, por mais essa conquista. Isso é resultado de um trabalho sério e com alta resolutividade," declarou Irmã Neusa.

Foto: HRSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.