Saúde


Xanxerê espera receber mais três profissionais do Mais Médicos

Até o momento, dois já estão atuando no município
Por: Francieli Corrêa 01/08/2023 às 10:46 Atualizado: 08/08/2023 às 18:22

Xanxerê conta, desde junho, com dois profissionais integrados após a retomada do Programa Mais Médicos pelo Governo Federal. Mas, a expectativa é que mais três possam passar a compor a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em breve, isso porque o município foi aprovado em mais um edital lançado na metade do ano.

“Um novo edital foi lançado agora em junho, com a possibilidade de adesão para mais vagas. O município já foi contemplado com a autorização de mais três vagas pelo programa. Deste novo edital, ainda não temos a previsão de chegada dos profissionais”, explica a médica e diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, Ana Luiza Carvalho. 

Dos profissionais que já estão atuando no município, um deles é residente de Faxinal dos Guedes e começou a atuar como médico da Estratégia de Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João Winckler. A outra médica é natural de Xaxim e está atuando na UBS do bairro São Romero.

“Neste primeiro edital de 2023 liberado pelo Governo Federal, este foi o teto de vagas disponibilizado para o município [duas]. A Administração Municipal prontamente manifestou o interesse de adesão, e os dois profissionais médicos já iniciaram as atividades ainda no final do mês de junho” conta Ana Luiza. 

A diretora técnica lembra que Xanxerê já foi beneficiada por editais anteriores e que até o início do ano passado havia profissional na rede de saúde em parceria pelo programa. “Felizmente, em abril deste ano, o Governo Federal lançou o novo edital para os municípios aderirem ou renovarem as vagas, e, sem hesitação, foi manifestado o interesse pela Secretaria de Saúde”.

A inscrição e seleção dos médicos é realizada pelo Governo Federal e segue os critérios de classificação por perfil do profissional inscrito. Conforme o edital mais recente, a ordem de prioridade observada é a seguinte:

  • Perfil 1: médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Perfil 2: médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior; 
  • Perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.

Os dois profissionais recebidos em Xanxerê até o momento se encaixam no Perfil 1. A médica e diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde do município destaca a importância da chegada de mais profissionais.

“A chegada desses novos profissionais aumenta o cuidado em saúde com a nossa população. Permite um acesso ainda mais oportuno às consultas médicas, com maior agilidade e menor tempo de espera. Como secretaria de saúde, estamos muito satisfeitos por mais este programa que tem ajudado a melhorar a qualidade dos serviços de saúde em Xanxerê”, afirma Ana Luiza. 

O Governo Federal sancionou em meados de julho deste ano a lei que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Programa Mais Médicos, com incentivos para a capacitação de médicos em atenção primária à saúde com o objetivo de fortalecer a presença desses profissionais em regiões de difícil acesso. A intenção é ampliar em 15 mil o número de profissionais atuando na atenção básica do SUS até o final de 2023.

Foto: André Ávila/Agência RBS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.