Saúde


Xanxerê registra baixa procura por imunização contra a Influenza

Por: Sanny Borges 28/04/2023 às 16:44 Atualizado: 05/05/2023 às 22:26

Teve início no dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação é uma das medidas de prevenção mais importante para proteger contra a gripe, além de contribuir para a redução da circulação viral na população. Em Xanxerê, a procura pela imunização está abaixo do esperado.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Xanxerê, o público-alvo da campanha no município é de 19.772, mas, durante as três primeiras semanas, apenas 3.933 doses foram aplicadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 20,92%.

“Considerando a população apta a tomar o imunizante, a procura está muito abaixo, pois já estamos indo para a quarta semana”, ressalta Caroline Cenzi, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Em Xanxerê, a aplicação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina: Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Senhora de Lourdes, São Romero Vila Sésamo e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha de Vacinação contra a Influenza são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Gestantes e puérperas;

- Povos indígenas;

- Trabalhadores da saúde; 

- Idosos com 60 anos e mais;

- Professores das escolas públicas e privadas; 

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; 

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; 

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 

A vacinação, que será realizada até o dia 31 de maio, tem como objetivo vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.

Ação de vacinação

No dia 15 de abril será realizado um drive-thru, das 8h às 12h, para o público adulto elencado dentro dos grupos prioritários. Nesse dia, a sala de vacina da UBS Hélio dos Anjos Ortiz estará aberta das 8h às 16h30 para vacinação das crianças.

Além disso, no dia 6 de maio será feito Dia D de vacinação com todas as salas de vacinas abertas das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.