Covid-19


Xanxerê: busca por vacinas contra covid-19 está baixa e saúde reforça importância da imunização

Por: Francieli Corrêa 05/04/2023 às 10:26 Atualizado: 12/04/2023 às 23:47

Apesar do pior momento da pandemia de covid-19 já ter passado, ainda existem casos da doença, o que reforça a necessidade da imunização para evitar que ela saia do controle novamente. No entanto, a procura pelas vacinas disponíveis está baixa em todo o estado e não é diferente em Xanxerê, o que preocupa os setores da saúde do município. 

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde, Caroline Cenzi, tanto o reforço com a vacina bivalente quanto com a monovalente estão ocorrendo, mas a procura por ambas está abaixo do esperado. “Talvez pelo fato de não termos mais tantos casos, as pessoas podem achar que a vacinação não se faz mais necessária, mas é uma medida eficaz de prevenção contra a covid”, comenta Caroline . 

A Secretaria de Saúde de Xanxerê mantém sete salas de vacina à disposição da população, com atendimento das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.  

São elas as das unidades de saúde: Hélio Ortiz, Vila Sésamo, Nossa Senhora de Lourdes, Esportes, Castelo Branco, São Romero e Vista Alegre. Para receber a dose do imunizante, é preciso levar um documento de identidade e se possível o comprovante das vacinas anteriores. 

Até ontem (4) apenas cerca de 880 doses da vacina bivalente haviam sido aplicadas, em Xanxerê. Para receber a dose, além de fazer parte dos grupos prioritários, é preciso ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) contra a covid-19, sendo que a última deve ter sido aplicada com um intervalo mínimo de quatro meses.

As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.