Todas


Campanha de combate à pobreza menstrual é desenvolvida por empresas xanxerenses

Por: Sanny Borges 19/10/2021 às 14:31

Durante todo o mês de outubro, em decorrência do Outubro Rosa, está acontecendo uma campanha de combate à pobreza menstrual em Xanxerê. A ação foi elaborada pela empresa Marció Computadores em parceria com o Projeto Virei Lua, criado pela assistente social Samantha Roloff.

De acordo com Fernanda Cechett, gerente da empresa, a campanha visa arrecadar absorventes e itens de higiene pessoal para as mulheres carentes do município. Para incentivar e colaborar com a ação, diversos estabelecimentos comerciais de Xanxerê se tornaram pontos de coleta dos itens.

“Estamos coletando materiais de higiene pessoal, como absorventes descartáveis, shampoo, desodorante, calcinhas, sabonetes, escova e pasta dental. A Marció Computadores está fazendo a coleta e temos outros apoiadores, como Eleva, Refinaria, Spilmann e Sonhare. Convidamos todos a colaborar com esta ação”, destaca Fernanda.

O Projeto Virei Lua foi desenvolvido ainda em 2020 pela assistente social de Xanxerê, Samantha Roloff, após uma série de enquetes realizadas em suas redes sociais. O projeto conta com três eixos importantes: O 1° eixo fala da Educação Menstrual, que tem por objetivo discutir sobre a menstruação, sexualidade e autoestima dos adolescentes. O 2º eixo refere-se à Mobilização Política, onde aciona a classe política para criação de programas de fornecimento de protetores menstruais pela rede de saúde e tensionamento para inserção dos absorventes como produtos essenciais da cesta básica, com isenção de impostos. E por último, o 3º eixo fala sobre a Rede de distribuição de protetores menstruais as famílias em vulnerabilidade social.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Para contribuir com a ação, todos os itens podem ser entregues em qualquer uma das cinco empresas que estão servindo como pontos de coleta. Os itens arrecadados serão distribuídos através do Projeto Virei Lua, para as adolescentes dos programas sociais e mulheres em situação de vulnerabilidade do município.

Projeto de Lei
Em Xanxerê, inspirado no projeto de Samantha, a Administração Municipal protocolou o Projeto de Lei (PL) Nº 035/2021, que “Dispõe sobre o Programa Municipal de Combate à pobreza menstrual no município de Xanxerê, denominado de Projeto Virei Lua”.

O PL passaria pela primeira votação na sessão da última segunda-feira (18), mas não chegou a ser votado, após o vereador Altair Rossato, o Dentinho (Podemos), pedir vistas para reavaliar alguns trechos do texto, criticados por ele. O vereador Cabo Oliveira (MDB) pediu para que Samantha vá até à Câmara para explicar mais sobre o projeto Virei Lua.

Em sua fala durante a discussão do PL, o vereador Sidão (PT), disse que é importante estender o convite, também, ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, para participar da discussão e esclarecer melhor os vereadores e a população.

Já o vereador Evandro Berto (PP) se manifestou em defesa do projeto, que classificou como “uma atitude do bem”. Ele disse que o PL está completo e bem elaborado e que visa a orientação. Por fim, adiantou que seu voto será favorável.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.