“Reações transfusionais” foi o tema de capacitação para profissionais do HRSP
Profissionais do Laboratório e Agência Transfusional do Hospital Regional São Paulo (HRSP), participaram na última terça-feira (27), do encontro mensal de enfermeiros. O objetivo foi lançar o projeto de educação continuada em Hemovigilância. A ação que pretende mensalmente capacitar profissionais, contou com o tema “Reações Transfusionais”.
O assunto foi apresentado pela farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório e Agência Transfusional do HRSP, Karize Toldo Bufon e o técnico em Hemoterapia e colaborador da Agência Transfusional, Mateus Fracasso.
O laboratório HRSP realiza os exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, e a Agência Transfusional armazena e libera os hemocomponentes a serem transfundidos nos setores de internação. Karize explica que o setor está implantando o projeto de educação continuada em Hemovigilância, com a intenção de capacitar as equipes.
“Pretendemos mensalmente participar das reuniões de Enfermagem, abordando o tema aos enfermeiros com o objetivo de colaborar com melhorias relacionadas à segurança transfusional. Nosso objetivo é auxiliar na prevenção dos eventos adversos durante e após a transfusão, além de orientar outros profissionais envolvidos diretamente no ato transfusional, sobre como identificar os agravos que possam eventualmente ocorrer e tomar medidas rápidas e eficazes, sempre priorizando a segurança e a proteção do paciente. Esperamos com isso auxiliar na redução dos índices de reação transfusional, sempre que possível, e auxiliar na identificação de possíveis incidentes transfusionais sem reação.”
Fotos: HRSP