Núcleo de Segurança do Paciente fortalece ações e garantias de segurança no HRSP
No último dia 17 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), são criteriosas as práticas para garantir a segurança de pacientes e também dos acompanhantes, colaboradores e todos os profissionais que atuam no ambiente hospitalar. Medidas preventivas são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRSP.
A enfermeira Lidiane Gonzatti, coordenadora do NSP explica que em 2013 foi instituída a portaria GM/MS nº 529, que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. No mesmo ano, o HRSP implantou o Núcleo de Segurança do Paciente.
Lidiane Gonzatti esclarece que o Núcleo de Segurança do Paciente tem como suas principais finalidades a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de eventos adversos relacionados a assistência, com ações de melhoria de processos voltados a gestão de segurança.
“Desenvolver e implementar uma cultura de segurança nas equipes de saúde, com atuação mútua de equipe multiprofissional, além de estimular a melhoria dos processos de cuidado por meio da educação continuada dos profissionais e a notificação dos eventos adversos,” explica a enfermeira.
A gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, analisa que o Núcleo de Segurança do Paciente vem ao encontro das necessidades constantes das instituições de saúde, que primam por promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. “O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde,” afirma Michele.
Fotos: HRSP