Bombeiros concluem perícia no local do incêndio da Rafitec
Na tarde desta quarta-feira (22), o Corpo de Bombeiros divulgou a conclusão dos trabalhos de perícia do incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa Rafitec Propex, de Xaxim, no início do mês de setembro. Os trabalhos da perícia se iniciaram no dia 03, assim que o incêndio foi controlado.
De acordo com o tenente Eros, perito responsável, foram coletadas diversas informações do local, por meio de vestígios, marcas de combustão nas instalações, máquinas e estrutura, além do depoimento dos funcionários que estavam presentes quando o incêndio se iniciou. Diante disso, Eros explica que a zona de origem do sinistro foi no setor de impressão, em uma máquina recuperadora de solvente.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
“Com a conclusão da perícia, podemos dizer que a zona de origem do incêndio foi no setor de impressão e o equipamento que originou o sinistro foi uma máquina recuperadora de solvente. A hipótese principal é que tenha ocorrido vazamento desse solvente, que se incendiou ao atingir um arco elétrico da impressora vizinha. A partir disso, as chamas rapidamente atingiram os produtos inflamáveis utilizados no processo de produção e o incêndio propagou-se pelas instalações da fábrica”, pontua.
Além da conclusão da perícia, o comandante do 14ª Batalhão de Bombeiros Militar, de Xanxerê, tenente-coronel Marco Antônio Eidt, salientou que a empresa possuía todos os sistemas preventivos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, os quais foram utilizados durante o incêndio, dando, assim, a oportunidade de todos os funcionários saírem do local.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!