Saúde


Nutricionista do HRSP responde: Por que não é permitida a entrada de alimentos no hospital?

Por: Sanny Borges 15/08/2022 às 15:47 Atualizado: 22/08/2022 às 17:37

A entrada de alimentos na rede hospitalar é regulamentada em Santa Catarina pela lei 17.689/2019. Conforme a determinação, é proibido que pacientes, acompanhantes e visitantes entrem com qualquer tipo de alimento ou bebida.

No Hospital Regional São Paulo (HRSP) -mesmo antes da lei ser sancionada - a proibição já existia, em virtude do risco para a saúde dos pacientes e como forma de evitar possíveis infecções hospitalares.

A nutricionista clínica do HRSP, Suellienn Centenaro, explica que o hospital possui a oferta de refeições aos pacientes. O cardápio é definido conforme prescrição médica e de acordo com a patologia de cada paciente. “Quando uma pessoa está em tratamento, a dieta tem o papel de auxiliar na recuperação. No entanto, o consumo de algum alimento ou bebida que não está prescrito, pode interferir no tratamento. Por exemplo, pacientes diabéticos possuem um cardápio que restringe determinados tipos de alimentos,” explica.

O HRSP oferece de cinco a seis refeições por dia, dependendo da patologia de cada paciente. Suellienn destaca que os alimentos servidos no hospital passam por um criterioso processo de manipulação, higienização e preparo.

“Já os alimentos que por ventura são trazidos de fora do hospital, como uma fruta por exemplo, não passam por esse mesmo processo de higienização, controle de temperatura, acondicionamento e armazenamento adequado. Isso tudo, coloca em risco a saúde dos pacientes,” finaliza.

Foto: HRSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.