Saúde


Campanha de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começa na próxima segunda-feira

Por: Sanny Borges 04/08/2022 às 11:49 Atualizado: 11/08/2022 às 19:25

Terá início na próxima segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menores de 15 anos de idade. 

O objetivo da campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, é manter o Brasil livre da poliomielite e de manter a situação vacinal da população alvo em dia. A campanha será realizada até o dia 9 de setembro, sendo que no dia 20 de agosto será realizado o dia “D” de mobilização nacional. 

Em Xanxerê, a vacinação será realizada nas unidades básicas de saúde com salas de vacina: Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Sra. De Lourdes, São Romero, Vila Sésamo e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

As campanhas de vacinação coincidirão com a realização da vacinação contra a covid-19, em andamento. As vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que com a baixa cobertura vacinal, há um risco iminente de reintrodução da poliomielite no país, bem como ocorrência de surtos de outras doenças já controladas como sarampo e rubéola.

“A vacina é o único meio para interromper a cadeia de transmissão de algumas doenças. Isso se torna possível com coberturas adequadas e homogêneas para todos os grupos populacionais. Então é mais um momento para que os pais levem seus filhos à uma sala de vacina para atualizar a carteira de vacinação e também para crianças menores de 5 anos tomarem a vacina da polio. Duas gotinhas podem salvar a vida de uma criança”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.