Xanxerê mantém estratégia de vacinação dos adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê iniciou a vacinação contra a covid-19 dos adolescentes de 15 e 16 anos na última quinta-feira (16) e mantém a mesma estratégia de vacinar a todos a partir dessa idade. Para receber a vacina, os jovens deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar CPF. A vacinação é realizada na Arena Ivo Sguissardi das 8h às 16h30, sem fechar ao meio-dia.
Após a nova orientação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação para os adolescentes sem comorbidades e não privados de liberdade, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina realizou uma reunião extraordinária, na tarde ontem, e decidiu que a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade, no estado, será mantida, priorizando aqueles portadores de comorbidades, deficiência permanentes, gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
Para isso, deverá ser utilizada a vacina do laboratório Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado nesse grupo etário.
A decisão foi baseada em posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a aplicação da vacina em adolescentes, tendo em vista que testes demonstraram alta eficácia e boa segurança da vacina Pfizer neste grupo etário. Além disso, ainda de acordo com a OMS, evidências sugerem que os adolescentes têm tanta probabilidade de transmitir a covid-19 quanto os adultos.
Na noite da última quarta-feira (15), o Ministério da Saúde enviou Nota Informativa aos estados brasileiros recomendando que as vacinas contra a covid-19 sejam aplicadas somente nos adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) para os adolescentes.
Os membros da Comissão também votaram por elaborar um documento solicitando apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para que o Ministério da Saúde reconsidere a decisão de suspender a vacinação dos adolescentes, tendo em vista a importância de imunizar este grupo.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!