IFSC Xanxerê promove aula inaugural aberta da especialização em Multiletramentos na Educação
O Câmpus Xanxerê do IFSC promove aula inaugural da especialização Lato Sensu em Multiletramentos na Educação nesta sexta-feira (17/09), às 19h, pelo YouTube IFSC Região Oeste. O público-alvo são os próprios estudantes matriculados no curso e também professores da educação básica.
O evento contará com a palestra sobre “Mudanças conceituais e históricas que permeiam os Multiletramentos”, ministrada pela doutora em Letras e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Isabel Cristina Vollet Marson.
Entenda melhor
O curso em Multiletramentos na Educação é ofertado de forma gratuita pelo Câmpus Xanxerê do IFSC. As 40 vagas disponíveis para o curso são oferecidas anualmente por meio de sorteio. As inscrições para a primeira turma foram no mês de julho deste ano, por meio do Edital 07/DEING/2021-2. Ao todo são 400 horas de aula, com duração de três semestres. Entre as disciplinas ofertadas estão: Letramento em Saúde, Matemático, Humanístico e Digital.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define Multiletramentos como práticas de leitura e produção de textos construídos a partir das diferentes linguagens, como a sonora, visual, escrita, corporal e digital.
No caso do IFSC, a especialização prioriza o letramento como o princípio pedagógico norteador das ações. A formação promove oportunidades para professores da educação básica, principal público do curso, conhecerem como o princípio pedagógico do letramento tem sido apropriado e abordado nas diversas áreas do conhecimento, inclusive nas suas próprias áreas de formação inicial.