Todas


Situação do Casep é discutida em reunião da Amai com a presença do deputado Maurício Eskudlark

Melhorias na BR-282 também foi pauta debatida entre os prefeitos e o parlamentar durante assembleia desta sexta-feira (10)
Por: Repórter da Redação 10/09/2021 às 16:37

O deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) aproveitou sua visita a Faxinal dos Guedes e a convite do prefeito daquele município e presidente da Amai, Gilberto Lazzari (MDB), participou da assembleia de prefeitos, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (10), na sede da associação, em Xanxerê. Entre as pautas discutidas no encontro, com a presença do parlamentar, estiveram a duplicação da BR-282 e a situação do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep).

Em relação ao Casep de Xanxerê, em entrevista ao TSX, o deputado informou que, ainda durante a reunião, entrou em contato com o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, e foi informado de que é um custo elevado para um número pequeno de menores sendo atendidos e que no caso de fechamento ou mudança da administração não iria afetar a população de Xanxerê e região. Segundo o parlamentar, ele vai acompanhar se a região realmente não será prejudicada.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

“A gente mesmo verificou aqui uma média de quatro, cinco, no máximo seis internados e um custo de R$ 116 mil mensais, então nós temos que ver se tem um outro centro aqui próximo, que não fique tão distante da família, que possa dar apoio e que possa atender à demanda. Tem que ver o custo benefício melhor, mas, claro que tem que olhar a questão da distância, para que a família possa acompanhar o atendimento a esses menores.”. comentou o deputado.

A justificativa da secretaria estadual para o fechamento é que tem como atender os menores em outro locais na região e que o custo para manter o atendimento em Xanxerê é muito elevado. No final do mês de agosto, a Associação Comunitária Renova para Integração da Família (Agrif), que administra a unidade do Casep daqui, recebeu um ofício do Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) sobre o encerramento do contrato no próximo dia 31 de outubro.

Para apresentar o trabalho do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, estiveram presentes na reunião de hoje o supervisor Renan Felipe de Oliveira, o coordenador Mario da Silva Estrada e Tatiane Carlesso, do administrativo. O Casep tem 27 colaboradores, que trabalham na ressocialização de jovens que passam por medida socioeducativa. São oferecidas diversas oficinas, cursos e atividades para trabalhar a mudança social.

O deputado se comprometeu em levar o assunto à discussão estadual, verificando a possibilidade de manter o funcionamento da unidade. Os prefeitos assinaram uma Moção de Apelo, que foi destinada ao deputado e que também será encaminhada ao Governo Estadual.

Emendas
O deputado também falou sobre as emendas parlamentares que tem trazido para Xanxerê e região, apenas neste ano: “Acredito que devemos ter aqui para a região, em torno de R$ 2,5 milhões, do deputado Maurício Eskudlark, para a região de Xanxerê. São muitos municípios que temos atendido, de acordo com a demanda, conforme vamos sendo procurados. Cada reunião, passagem que a gente tem, acaba gerando uma demanda, um recurso que a gente pode providenciar. Estamos vendo que o governo do Estado melhorou as condições financeiras e a nossa sugestão é que os prefeitos preparem projetos e demandas, que possamos acompanhar e lutar junto ao governo”, afirmou.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.