Covid-19


Idosos acima de 68 anos já podem tomar a 2ª dose de reforço contra a covid-19 em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 19/05/2022 às 16:13 Atualizado: 26/05/2022 às 20:51

Os idosos com 68 e 69 anos já podem buscar a segunda dose de reforço (R2) da vacina contra a covid-19 em Xanxerê, o que até então era indicado apenas para quem tem 70 anos ou mais e idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições permanentes. A partir desta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passa a recomendar a aplicação da R2 para todos os idosos com 60 anos ou mais. 

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) que se tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço neste público. A recomendação é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor, ou seja, começando pelos idosos com 69 anos, 68 anos e, assim, sucessivamente. 

Em Xanxerê, a aplicação da primeira dose, segunda dose e dose de reforço é feita nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina: Hélio Ortiz, Vila Sésamo, Nossa Senhora de Lourdes, Esportes, Castelo Branco, São Romero e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13 às 16h45, de segunda a sexta-feira.

A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS