Saúde


Equipe da maternidade do HRSP registra 14 nascimentos no mesmo dia

Nesta quinta-feira (12), é comemorado o Dia da Enfermagem e de 23 a 25 de maio, o hospital realizará uma programação especial para marcar a Semana da Enfermagem
Por: Sanny Borges 12/05/2022 às 10:24 Atualizado: 19/05/2022 às 23:38

A terça-feira (10) foi movimentada para a equipe da maternidade do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Em 24 horas foram registrados 14 nascimentos, sendo nove meninos e cinco meninas, que mobilizaram as equipes e encheram de alegria o setor. Nesta quarta-feira (11), profissionais de enfermagem, fizeram questão fazer uma fotografia com as crianças. Somente não participaram da foto, dois bebês – um que deu alta e outro que está recebendo maiores cuidados na UTI Neonatal do hospital.

A média diária de nascimentos do HRSP é de quatro crianças. No entanto, na terça-feira o dia foi atípico para toda equipe, como destaca o enfermeiro João Vanderlei Felisbino. “Foi um número de nascimentos expressivo para 24h, sendo três nascimentos com intervalo mínimo de tempo. Isso exigiu da equipe muita destreza e segurança, tanto da equipe médica, quanto enfermagem. Chegamos a contar, inclusive, com a ajuda de colaboradores de outros setores, mas ao final, graças a Deus todos bem, mães e bebês,” afirma o enfermeiro.

Dos 14 bebês – um nasceu em Ponte Serrada, mas foi transferido para receber os cuidados necessários na maternidade do HRSP. Do total de crianças, 12 nasceram de parto normal e apenas dois de cesárea. Na avaliação da gerente de enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, esse é um número muito positivo, tendo em vista todas as vantagens que o parto normal oferece para a mãe e o bebê.

“Para a enfermagem é muito gratificante participar desse momento que simboliza o início da vida, de uma caminhada de muito amor. A maternidade, é o setor do hospital que mais traz felicidades aos familiares e a equipe. Claro que a recuperação de uma doença sempre é um momento de felicidade, mas o nascimento traz esperança de um amanhã melhor, em todos os sentidos. Parabenizo as equipes envolvidas nesse dia cheio de trabalho, mas gratificante,” afirma Michele.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Dia da Enfermagem

Nesta quinta-feira (12), é comemorado o Dia da Enfermagem e o número expressivo de nascimentos demostra uma das tantas missões que envolvem a doação dos profissionais de enfermagem. Michele explica que para marcar o mês da enfermagem, foi elaborado um mural com frases de agradecimento deixadas por pacientes e colaboradores. Além disso, durante a Semana da Enfermagem, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio, os profissionais contarão com uma programação especial.

Atualmente atuam no HRSP mais de 260 profissionais de enfermagem. Para o enfermeiro João, a profissão representa cuidar de uma das criações mais lindas criadas por Deus - o ser humano, em todos os ciclos de sua existência, desde o nascimento até o momento de sua partida. “Isso me remete a nossa precursora na enfermagem, Florence Nightingale, onde ela cita: A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes. Poder-se dizer, a mais bela das artes,” destaca o enfermeiro.

João finaliza destacando que tenta diariamente tornar a sua assistência a mais qualificada e humanizada possível, para que os pacientes se lembrem dele com carinho e admiração e com isso, ser uma luz na vida das pessoas que passam pelo seu setor e pelos seus cuidados.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Foto: HRSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.