Saúde


1ª Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada em Xanxerê

Por: Sanny Borges 28/04/2022 às 16:17 Atualizado: 05/05/2022 às 22:26

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta quarta-feira (27) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, onde abordaram o tema “Fortalecer e garantir políticas públicas: o sus, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

O evento ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos e contou com a presença de diversas autoridades, representantes das secretarias municipais, conselheiros municipais, servidores públicos, profissionais da saúde, estudantes, pacientes e comunidade em geral.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Eliandra Solivo, que abordou o tema saúde mental da gestante. Eliandra é especialista em psicoterapia de orientação psicanalítica, gestão de recursos humanos e atualmente cursando especialização em psicologia perinatal. 

Os participantes foram divididos em quatro grupos, onde debateram o assunto proposto nos eixos temáticos e trouxeram posteriormente as propostas para que fossem votadas na plenária.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilson Piccoli, a conferência foi realizada a pedido do Conselho Nacional de Saúde. O intuito é que o Governo Federal possa entender melhor a situação de Xanxerê em termos de saúde mental da população, e que possa, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tomar providências e ajudar a melhorar cada vez mais o atendimento a quem precisa.

“Precisamos impulsionar diretrizes do SUS para que venha de encontro a esse tema. Além disso, temos que avaliar o atendimento local que temos hoje sobre a saúde mental, elaborar propostas de melhorias, como por exemplo que o tratamento desses casos possa ser realizado na casa dos pacientes e trabalhar a prevenção a depressão e suicídio”, explica.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, a conferência foi realizada em um momento bastante oportuno pós pandemia onde foi discutida a saúde mental em um debate coletivo, um espaço democrático e com vários olhares e foi apontado propostas significativas que beneficiam os profissionais de saúde mental da linha de frente e em especial pacientes e familiares que necessitam de atenção, cuidado e tratamento adequado.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Fotos: Divulgação

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.