Saúde


Psicólogas do HRSP respondem dúvidas sobre a psicoterapia e quando devemos buscar ajuda

Por: Francieli Corrêa 08/04/2022 às 10:56 Atualizado: 15/04/2022 às 14:41

Da mesma forma que a saúde física, a saúde mental também precisa de cuidados. Esse alerta foi feito em janeiro, quando ocorreu a campanha Janeiro Branco. Neste ano a mobilização teve o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida.” No Hospital Regional São Paulo (HRSP), colaboradores foram abordados através de profissionais dos setores de Psicologia Organizacional e Clínica. As ações contemplaram rodas de conversa, divulgação nas redes sociais e mural interno do hospital.

Para manter a reflexão sobre a importância de falarmos sobre a saúde mental, as Psicólogas do HRSP, Sheila Teixeira, Isabela Bordignon e Carolina Kist, responderam uma entrevista explicando o que é a psicotereapia e quando devemos procurar um profissional. Confira!

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Psicoterapia é para quem?

Precisamos desmistificar que a psicoterapia é somente para quem tem algum transtorno mental. Muito pelo contrário, a psicoterapia é para todas aquelas pessoas que desejam ter uma relação mais saudável consigo mesmas e com as outras pessoas, é para aqueles que desejam entender o porquê de certos comportamentos e emoções.

Qual o papel do psicólogo?

O profissional da psicologia irá auxiliar o paciente a buscar respostas, lhe fazendo entender os motivos de determinados pensamentos, emoções e comportamentos. O psicólogo não da conselhos, o psicólogo irá facilitar seu caminho para o autoconhecimento e a aceitação, fazendo com que o mesmo olhe para si e reflita sobre as razões que levaram determinados comportamentos de sua vida.

Quando buscar ajuda? Como saber que precisamos de ajuda profissional?

É importante se conhecer ao ponto de identificar sinais que estão prejudicando sua saúde mental, seus relacionamentos e sua rotina, sendo eles: alteração do sono e apetite, sentimentos negativos, mudanças repentinas de humor, ansiedade, medo e culpa constante e tristeza excessiva, ou seja, tudo aquilo que afeta como uma pessoa se sente, pensa e se comporta, tudo aquilo que leva para várias complicações emocionais e também físicas.  

Quando perceber que você ou alguma pessoa próxima esta em sofrimento psíquico, apresentando algum desses sinais, busque ajuda profissional. 

Você pode buscar ajuda em clínicas de psicologia com atendimento particular, UBS e CAPS com encaminhamento, em Serviço de Atendimento Psicológico em Universidades e em casos mais urgentes na emergência de hospitais.

Estresse, ansiedade, sentimentos e dores que não são físicas, mas que incomodam. As pessoas devem ficar em alertas com essas sensações?

É normal nos sentirmos estressados em nossa rotina ou ansiosos diante de acontecimentos que estávamos almejando, contudo devemos ficar atentos quando esses sentimentos e comportamentos atrapalham nossa rotina e responsabilidades, eles podem nos trazer fadiga constante, alterações do sono, preocupação excessiva, dificuldade para concentrar-se, mudanças de humor sendo comum a irritabilidade constante. Nesses momentos é fundamental buscar ajuda profissional.  

Que tipo de problemas ou questões, podem ser tratados com a terapia?

Terapia, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente encontrar melhores maneiras de alcançar bem-estar e qualidade de vida. Ela ajuda a tratar inúmeros transtornos emocionais, como por exemplo: ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, traumas e fobias.

E como funciona a terapia? De que maneira o profissional age com relação ao paciente? Como são as sessões?

Vale reforçar que o psicólogo é o profissional que tem formação para exercer a função de psicoterapeuta. O atendimento clínico pode ser realizado individualmente, casal ou em grupo, conforme a necessidade de cada caso. 

O psicólogo tem o papel de ouvinte e apoiador, levando o paciente à reflexão e ajudando-o a conhecer qual a melhor maneira de encontrar a saída que procura.

A terapia é um processo que acontece por meio da conversa. Portanto, quanto mais você conseguir expor os seus sentimentos, melhor será. No começo, geralmente, o paciente fica nervoso, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer. O psicólogo ainda irá se aprofundar nos motivos que levaram o paciente até lá, avaliar suas necessidades e a viabilidade do tratamento acontecer.

Parece simples, mas é um processo complexo, que exige conhecimento de técnicas e sobre o funcionamento psíquico do ser humano.

É necessário um tratamento com várias sessões? Como é delimitado o número de sessões?

Não há como delimitar um número de sessão, cada sujeito é único e subjetivo e irá aprender a lidar com suas questões emocionais no seu tempo. A psicoterapia acontece com sessões semanais, dependendo da demanda trazida pelo paciente, é um processo que pode levar meses ou anos. Dentro da Psicologia possuímos também o formato chamado de psicoterapia breve, a qual possui uma modalidade de tratamento mais específico e com foco em um objetivo, não ultrapassando um ano de tratamento. 

Crianças também podem fazer terapia?

Sim, a psicoterapia infantil é muito recomendada como um potencial espaço para trabalharmos as emoções, angústias e medos da criança. É por meio da ludoterapia, ou seja, pela utilização de brinquedos educativos durante os atendimento, que faz-se possível acolhermos as demandas dos pacientes infantis. Facilita então a compreensão e o entendimento do paciente referente as suas questões - tais que levaram os pais a buscarem auxílio psicológico. 

O psicólogo trabalha como um facilitador, identificando os conflitos e angústias do paciente e, seguidamente, orienta os pais de como eles poderão lidar e intervir com certas demandas da criança em casa, também podendo manter contato direto com os educadores da mesma na escola. 

Muitas pessoas têm vergonha em dizer que fazem terapia. Como lidar com isso?

Compreendemos que, quando temos a aptidão de visualizarmos a impossibilidade de lidarmos sozinhos com nossas questões pessoais, tais que poderão estar nos proporcionando mal-estar, confirmamos a importância da busca por um auxílio profissional. É extremamente importante que não comparemos a necessidade por ajuda profissional como uma fraqueza, e sim como a compreensão de que nem sempre conseguiremos resolver tudo sozinhos, ou seja, de que nem tudo estará ao nosso alcance. 

Olharmos para nossas inseguranças nunca é fácil, mas faz parte da caminhada para um bem-estar mental e qualidade de vida, colaborando em todos os ambientes em que o sujeito está inserido. Cuidar de si é essencial, priorize-se!


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.