Todas


Estiagem deve se agravar nos próximos meses, principalmente no Oeste Catarinense

Por: Repórter da Redação 30/08/2021 às 10:18

A chuva foi escassa em Santa Catarina no mês de agosto, prolongando o período de estiagem que vem preocupando os catarinenses. Segundo a Defesa Civil do estado, no geral, os volumes de chuva, entre os dias 1º a 26, variaram entre 20 a 40 mm. A exceção foi o Litoral Norte, onde a circulação marítima favoreceu volumes mais significativos de chuva, com pontuais de até 100mm em Joinville.

Segundo a Defesa Civil, em setembro, outubro e novembro a chuva deve se manter abaixo do normal entre o Extremo Oeste e o Meio Oeste, enquanto no litoral e Planaltos fique próxima da média. O que foge do normal, visto que o esperado para esse período são volumes expressivos de chuva, especialmente na metade oeste catarinense, em que a média climatológica mensal ultrapassa 200 mm em setembro e outubro.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Nessa região, no período de primavera, é normal a ocorrência de tempestades severas, com fortes rajadas de vento e queda de granizo. Já no centro-leste, as médias mensais variam entre 100 a 150 mm. Em termos de temperatura, é esperado que fique acima da média na metade oeste por conta do tempo mais seco, Já no centro-leste, tende a ficar dentro do normal.

Se confirmada a previsão de chuva abaixo da média nos próximos meses, a tendência é de agravamento da estiagem e consequentemente aumento das condições de alerta de abastecimento de água em grande parte do estado, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!
Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.