Saúde


Você sabia que o HRSP é um Hospital Amigo da Criança?

O título de Hospital Amigo da Criança foi concedido em 2002 pela OMS e UNICEF, em virtude do HRSP ser referência em qualidade e humanização no atendimento de gestantes, no parto, nascimento e período neonatal precoce
Por: Francieli Corrêa 01/04/2022 às 11:58 Atualizado: 08/04/2022 às 14:32

Vanessa dos Santos Barrionuevo é enfermeira obstetra e atua na maternidade do Hospital Regional São Paulo (HRSP), há dez anos. A mãe de três filhos, conta que amamentou em livre demanda. “Fiz questão de oferecer leite materno e acredito que essa é a troca de amor mais linda que pode ser vivenciada por uma mulher. Uma troca de amor, carinho e doação, mas que as vezes acontece com muita dificuldade, não apenas para mães de primeira viagem,” afirma.

Para garantir que o aleitamento materno seja ofertado sem dificuldades pelas mães, Vanessa e os demais profissionais do HRSP, seguem os dez passos do aleitamento materno. A enfermeira explica que todos os colaboradores da instituição são orientados e incentivados a conhecerem o tema, tendo em vista que o hospital é Amigo da Criança. “Explicamos para as mães como é pega correta; a posição confortável para mãe e bebê; que não devemos ofertar bicos, mamadeiras e complementos que possam prejudicar este processo.”

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Hospital Amigo da Criança

Desde 2002 o HRSP é um “Hospital Amigo da Criança”. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas (OMS) e pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em virtude de o hospital ser referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce. 

Dentre os objetivos do HRSP, como Hospital Amigo da Criança, está o de proporcionar para mães e bebês um bom começo da amamentação e informar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida da criança e seguir todos os dez passos de sucesso para o aleitamento materno

A Gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, explica que “para ser Amigo da Criança, o HRSP deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças na Primeira Infância, bem como trabalhar constantemente com as equipes de trabalho da instituição para que todos tenham o mesmo entendimento e abracem a causa.”

Alimento de ouro

A enfermeira Vanessa orienta que as mães sejam persistentes e que procurem profissionais da área da saúde para dar suporte na alta hospitalar. “Não existe complemento que se compare com a qualidade ofertada no leite materno. O leite possui fases diferentes e cada uma dessas traz os nutrientes necessários para a desenvolvimento e crescimento adequando da criança,” garante a enfermeira.

- O colostro é produzido nos primeiros cinco dias do pós-parto e é riquíssimo em anticorpos, imunoglobulinas e proteínas que são como a primeira vacina desta criança; 

- O leite de transição que é rico em gordura e lactose, fortalecendo o crescimento do bebê, considerado transição por se tratar de uma combinação do colostro com o leite maduro;

- O leite maduro, que permanece desta forma até o final da amamentação, contendo tudo o que é necessário para a saúde e qualidade de vida desta criança. 

Orientação

Vanessa analisa que o tema amamentação deve ser trabalhado com a mulher, ainda durante a gestação e pré-natal, onde a mãe já deve ter conhecimento de todo esse processo, as mudanças e o que vai melhorar na vida de seu filho se ela vier a amamentar de forma exclusiva até o sexto mês de vida da criança e a possibilidade de manter a mesma até dois anos de vida ou mais.

“Amamentar é prático, prazeroso, rápido, barato e milhões de vezes melhor do que uma fórmula infantil. Essa é a mensagem que eu quero transmitir para as gestantes e mães. Juntas e com informação, podemos fazer a diferença na vida dessas crianças. Aproveito para convidar as gestantes, para participarem dos Encontros de Gestantes organizados pelo Hospital Regional São Paulo. Nestes encontros, vamos trabalhar também sobre os cuidados com o recém-nascido e a doce amamentação. Esperamos vocês!,” finaliza. 


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


Fotos: Arquivo Pessoal 
Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.