Saúde


Em uma semana, casos de dengue aumento mais de 130% em Xanxerê

Por: Sanny Borges 25/03/2022 às 16:56 Atualizado: 01/04/2022 às 18:50

O município de Xanxerê vem intensificando as ações de prevenção no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Desde a última segunda-feira (21), os casos positivos da doença aumentaram 132%, passando de 151 para 350 casos confirmados da doença.

Desde a última sexta-feira (18), quando foi publicado o decreto de emergência, a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de saúde, tem trabalhado de forma intensa na fiscalização e limpeza de terrenos particulares e públicos, bem como o trabalho de identificação dos criadouros do mosquito pelas agentes de combate a endemias.

Além disso, o município credenciou os laboratórios particulares para agilizar nos exames e diagnósticos da doença, uma vez que os sintomas da dengue são muito parecidos com os de outras doenças.

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizada uma reunião com a Sala de Situação da Dengue, instituída na última semana, com o objetivo de debater e avaliar as medidas que foram realizadas ao longo desta semana. Esteve presente na reunião o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), João Augusto Brancher Fuck, o qual destacou que o estado de Santa Catarina vem apresentando um aumento no número de casos de dengue neste ano de 2022, sendo que a região Oeste é que mais preocupa a Dive nesse momento, com 14 municípios em nível epidêmico da doença.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

“Viemos até Xanxerê nesta sexta-feira para entender e auxiliar na execução das atividades, pois nas próximas quatro a cinco semanas teremos um aumento no número de casos e aumento vetorial, por isso a necessidade de intensificar as medidas de prevenção da doença para evitar o aumento na transmissão. O Poder Público tem uma ação importante com ações que já estão sendo feitas, mas a população também tem um papel preponderante no combate aos focos e por isso cada um deve fazer a sua parte”, destacou o diretor da Dive.

A Vigilância Epidemiológica de Xanxerê orienta que em caso de dor de cabeça, febre, dor no corpo ou manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue.

Importante lembrar que o mosquito se reproduz em locais com água parada e esta é uma doença que não é prevenível com a vacinação, só eliminando os focos será possível reduzir a contaminação e o número de casos.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

Fotos: PMX
Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.