Covid-19


Menina de 11 anos é a primeira criança vacinada em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 19/01/2022 às 08:44 Atualizado: 26/01/2022 às 14:55

A Natalia Lunelli Velho, 11 anos, chegou bem cedo à Arena Ivo Sguissardi para garantir a sua dose da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (19). Ela foi a primeira criança a ser imunizada no município, exatamente um ano após Xanxerê começar a vacinar sua população. 

Natalia tem asma crônica, uma das comorbidades listadas como requisito para receber a vacina neste primeiro momento. A mãe, Terezinha, conta que toda a família já havia sido imunizada e esperava ansiosa pela vez da filha. 

"Todos lá em casa foram imunizados, menos ela. Então a gente se cuidava muito e estava na espera de que chegasse também a vez dela e, graças a Deus, veio. Muitos duvidam da vacina dizendo que leva muitos anos para fabricar uma, mas a gente sabe quantos cientistas estão trabalhando nisso, então tem que confiar e deixar vacinar. A vacina, com certeza, ajuda muito", disse a mãe de Natalia. 

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Xanxerê recebeu 270 doses para iniciar a vacinação das crianças de cinco a 11 anos. A imunização desse grupo ocorre na Arena Ivo Sguissardi, das 08h às 11h e das 13h às 16h30, com entrada pela porta lateral na rua Carlos Antonioli, no bairro dos Esportes.

Para receber a imunização as crianças devem comparecer com os pais, ou adulto maior de idade responsável e deve ser apresentado documentos como CPF (de preferência) ou Cartão SUS da criança, além da caderneta de vacinação. Todos devem fazer uso de máscaras e respeitar o distanciamento das outras pessoas.

"Para nós é um momento de muita alegria poder estar ofertando a vacina a partir de agora, também,  para as crianças de cinco a 11 anos, especialmente pela volta às aulas. Com a vacina estamos deixando as crianças mais protegidas contra casos graves e óbitos  e protegendo também quem está ao redor delas, como as crianças menores de cinco anos que ainda não podem receber o imunizante. É muito importante que os pais aproveitem essa oportunidade e tragam seus filhos aqui na Arena para fazer a vacinação. A vacina é segura, os efeitos adversos na maior parte das vezes são leves e a gente faz um apelo a população que traga seus filhos", comenta a secretária de saúde Francis Mara Zago Pegoraro.

Grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê reforça que, dentro do grupo prioritário, são considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações do ponto de vista físico, mental, intelectual ou sensorial:

a) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

b) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir;

c) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar;

d) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Em relação aos indivíduos portadores de comorbidades, devem ser considerados aqueles com as situações listadas abaixo:

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;

d) Doença hepática crônica;

e) Doença renal crônica;

f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);

g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais - Crohn e colite ulcerativa);

h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);

i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);

j) Síndrome de down.

Importante

Para fins de comprovação da condição da deficiência permanente ou comorbidade deverão ser apresentados os seguintes documentos para a vacinação, os quais poderão ser retidos pela equipe de vacinação para fins de auditoria, podendo também ser utilizada nessa situação cópia impressa, digital ou mesmo uma fotografia do documento, no caso de o comprovante original não poder ficar retido:

a) laudo médico ou exame comprobatório que indique a comorbidade ou deficiência;

b) comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada;

c) documento oficial com indicação da deficiência;

d) cartões de gratuidade do transporte público que indique a condição de deficiência permanente;

e) laudo emitido por nutricionista no caso de obesidade;

f) declaração de equipe multidisciplinar, que indique a condição de deficiência ou comorbidade;

g) autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.