Dengue


Saúde distribui testes rápidos para diagnóstico da dengue em Santa Catarina

Municípios da Amai estão entre os que irão receber os testes
Por: Sanny Borges 30/01/2025 às 10:24 Atualizado: 05/02/2025 às 15:11

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), iniciou na quarta-feira (29), a distribuição dos Testes Rápidos (TR) para o diagnóstico da dengue. Nesta primeira remessa, Santa Catarina irá enviar 144.825 testes para 241 municípios, entre eles Xanxerê (850), Abelardo Luz (125), Entre Rios (25), Faxinal dos Guedes (25), Ipuaçu (25), Lajeado Grande (25), Marema (25), Ouro Verde (25), São Domingos (25) e Xaxim (425).

A distribuição acontece por critérios epidemiológicos que estão descritos na Nota Informativa nº 001/2025 - GEZOO/DIVE/SUV/SES/SC: Distribuição e recomendações do uso de Testes Rápidos (TR) NS1 para o diagnóstico da dengue. A Dive fará a distribuição dos testes a todas as Gerências Regionais de Saúde (GERSAS) até o dia 4 de fevereiro. As Secretarias Municipais de Saúde deverão buscar os TR nas Gerências.

“Os testes são mais uma estratégia no enfrentamento da doença, mas seu uso precisa ocorrer com cautela. Mesmo que a Secretaria de Estado da Saúde esteja empenhada em distribuí-los rapidamente, reforçamos a importância de que o manejo da dengue ocorra na suspeita, independentemente da testagem. Além disso, lembramos que a Secretaria está distribuindo os aparelhos de hematócrito rápido, que são de fundamental importância para testar a gravidade da doença”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica.

Os testes foram enviados ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão federal usou como critério para a distribuição o número de notificações de casos suspeitos de dengue em Santa Catarina entre os dias 30 de junho de 2024 e 11 de janeiro de 2025. Esse mesmo critério foi utilizado para a definição da distribuição dos TR aos municípios catarinenses. Nesse período foram realizadas 48.028 notificações no Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), por 241 municípios, sendo 160 considerados infestados e 81 não infestados.

Para os municípios não infestados, o número de notificações foi multiplicado por 2 e nos infestados por 3, para chegar ao quantitativo de testes a ser enviado nessa primeira remessa, totalizando 144.825 TR NS1 de dengue.

Foto: Divulgação Ascom/SES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.