Saúde


Flurona: saiba mais sobre a dupla infecção causada por Influenza e covid

Por: Sanny Borges 04/01/2022 às 14:38 Atualizado: 11/01/2022 às 23:36
*Foto: Reprodução

No final do mês de dezembro, foi detectado, em Israel, o primeiro caso de uma rara mistura de infecção por gripe, com o vírus Influenza e a covid-19 ao mesmo tempo, apelidada de "flurona". No Brasil, infectologistas já relatam a incidência do quadro casos pelo país.

Os sintomas da “flurona”, se comparados aos da covid-19 ou da Influenza isoladamente, são bem semelhantes entre si e o diagnóstico é feito através de painel viral. Entre os sintomas mais conhecidos estão tosse, dor no corpo, nas articulações, nos músculos e na garganta. Além disso, os quadros de “flurona” são mais arrastados e podem ter mais intensidade nos sintomas.

Os especialistas explicam ainda que há dificuldade em diagnosticar o duplo contágio em razão das baixas testagens globais para os dois vírus, mas, somente através de teste será possível identificar qual o tipo de infecção que atingiu o paciente. Entretanto, as duas doenças juntas não significam necessariamente uma maior gravidade, a não ser que fatores de risco estejam associados, como idade e comorbidades.


Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp


Como prevenir a “flurona”

As recomendações para a prevenção são as mesmas quando se fala em covid-19 ou em gripe: usar máscara de proteção facial, evitar ambientes fechados e aglomerações. Além disso, a imunização, tanto contra o coronavírus como contra a Influenza, se mostra mais que necessária.

 

No Brasil

O Ministério da Saúde não informou quantos casos de “flurona” já foram registrados no Brasil. A pasta disse, contudo, que os dados de Influenza e outros vírus respiratórios são monitorados via vigilância sentinela, onde, por amostragem semanal, são feitos diagnóstico para Influenza e alguns outros vírus respiratórios, além da vigilância da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e covid-19.


Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram

Curta nossa página no Facebook


*Com informações do Metro Jornal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.