Eleições 2024


Comprometimento: Vinicius Crenonini fala sobre os desafios para seu mandato como vereador

Por: Repórter da Redação 15/10/2024 às 11:30 Atualizado: 22/10/2024 às 22:54

O xanxerense, Vinicius Crenonini tem no sangue a paixão pela política; é filho de Itacir José Crenonini (em memória), que foi vereador em Xanxerê (1992 a 2000) e atuou no poder público até os últimos dias de vida. Sua mãe, Marivânia (Vânia) Paludo, foi diretora de cultura na cidade por aproximadamente 12 anos. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seguindo os passos do pai, Vínicius foi eleito vereador pelo PSDB com 1.193 votos - o segundo mais votado nas eleições municipais de 2024.


Ele é engenheiro mecânico e engenheiro de Segurança do Trabalho. Atuou como diretor de Mobilidade Urbana no município de 2022 a 2024, junto ao atual prefeito Oscar Martarello. Ao longo dos últimos anos, atuou como engenheiro e prestou serviços a diversas empresas em Xanxerê. 


“Sempre estive envolvido com trabalhos voluntários e sociais em prol da cidade”, comenta. Concorreu ao cargo de vereador pela primeira vez em 2020, quando iniciou a vida pública.


1. Quais foram as principais motivações que o levaram a se candidatar e quais são suas expectativas para o mandato? 


R.: Desde pequeno, vi meu pai desempenhar um trabalho sério e dedicado no meio político, o que me motivou a seguir esse legado. Além do exemplo, fui muito incentivado a me preparar profissionalmente, a dar o meu melhor nos estudos e a buscar por conhecimento. Minha esposa e eu sempre estivemos engajados em diversas atividades sociais e ajudamos na igreja em que congregamos, o que despertou em mim um olhar atento às necessidades da comunidade. Essas experiências me motivaram a contribuir mais pela sociedade, agora por meio do serviço público. Minha expectativa é colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade, ouvindo as pessoas e levando as demandas da população ao poder público, com o objetivo de sanar as necessidades existentes e promover uma qualidade de vida cada vez melhor para os xanxerenses. Estou certo de que utilizarei todo o meu conhecimento e entusiasmo para apoiar e implementar projetos de e excelência para a nossa cidade. 


2. Quais são suas prioridades para os primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal e como pretende abordar essas questões? 


R.: Como todo início de trabalho, primeiramente estudarei, acompanharei e participarei ativamente dos projetos públicos em andamento. Vou me inteirar também em novos projetos, adquirir mais conhecimento das leis municipais, interagir com o poder público e comunidade para elaborar novas indicações. 


3. Como você planeja se envolver com a comunidade de Xanxerê e garantir que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas nas decisões políticas? 


R.: Vejo-me como alguém já envolvido com a comunidade. Há algum tempo já estou em contato com as pessoas, líderes de entidades, bairros, igrejas, comunidade em geral. Agora, como vereador, tenho como meta ouvir as pessoas com atenção e sempre dar um retorno a elas, estar aberto para participar das reuniões de comunidades e entidades, numa escuta ativa e participativa, buscando agir pelo bem comum, sem individualismo ou parcialidade. 


4. Que projetos ou iniciativas você acredita que são essenciais para o desenvolvimento de Xanxerê e que pretende defender ativamente? 


R.: De 2022 a 2024 atuei pela prefeitura como Diretor de mobilidade urbana em Xanxerê, junto ao prefeito Oscar Martarello. Em virtude disso, tenho um olhar em prol da qualidade do nosso trânsito e mobilidade urbana. Penso que o conhecimento proporciona qualidade de vida para as pessoas, por isso, na minha campanha apresentei proposta de apoio a educação financeira nas escolas municipais. O objetivo é que as crianças aprendam desde cedo sobre planejamento financeiro e possam ter acesso a esse tipo de instrução, colaborando para uma geração mais próspera. A creche em tempo integral também é uma das causas que irei apoiar. Nesses últimos anos intermediei recursos para quadras poliesportivas, bem como, viaturas e pavimentação asfáltica junto aos deputados federais e estaduais. Continuarei buscando recursos para projetos em Xanxerê que promovam o bem comum. 


5. Como você vê a importância da colaboração entre os vereadores e outras esferas de governo para melhorar a qualidade de vida dos xanxerenses? 


R.: Como já atuei no poder executivo, percebi a ampla necessidade de que os diversos poderes tenham uma boa comunicação entre si e trabalhem de modo conjunto para melhorar a qualidade de vida dos xanxereses. Para bons projetos é necessário entender e respeitar as hierarquias, compreender a função de cada esfera do governo. É necessário ter um bom relacionamento com cada representante para que os caminhos se abram em prol do coletivo. Não atuar para um partido ou grupo selecionado de pessoas, mas para o bem comum de toda nossa cidade. Por fim, considero importante estudar a função de cada cargo, saber o que é de direito, reivindicar, ter acesso ao responsável, abrir espaço para ideias, projetos, pois, isso trará grandes resultados.


Foto: Divulgação



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.