Eleições 2024


Eleita pela primeira vez, Luciana Contini fala sobre suas expectativas para seu mandato

Por: Sanny Borges 22/10/2024 às 11:36 Atualizado: 29/10/2024 às 22:28

Se candidatando pela primeira vez a um cargo político, a assistente social Luciana Balbinot Contini, de 50 anos, conquistou uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores de Xanxerê. Luciana já atuou como conselheira tutelar, diretora de Gestão do SUAS e Secretária de Assistência Social de Xanxerê.

Eleita com 954 votos, pelo Partido Liberal (PL), Luciana, em entrevista ao Tudo Sobre Xanxerê, destacou suas expectativas, projetos e a importância de ter sido eleita para representar a comunidade xanxerense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Quais foram as principais motivações que a levaram a se candidatar e quais são suas expectativas para o mandato?

R.: Sou servidora pública há 31 anos, sempre trabalhei no atendimento direto ao público. Iniciei como Conselheira Tutelar e fui eleita quatro vezes, ali sempre atuei em defesa do direito da criança e do adolescente. Em 2015, assumi a função de diretora de Gestão do SUAS e na última gestão fui nomeada secretária de Assistência Social. Sempre atuei na política pública de Assistência Social e isso me possibilitou conhecimento não só na assistência como nas demais políticas públicas. Conheço as demandas e estou disposta a participar diretamente do processo de solução dos problemas, bem como do crescimento do meu município. Minha motivação vem do desejo de fazer mais pelo meu município, continuar realizando o trabalho que já faço, porém num âmbito maior, com possibilidades de participação e decisão.

2. Quais são suas prioridades para os primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal e como pretende abordar essas questões?

R:. Toda minha caminhada foi pautada na minha representação enquanto profissional da política de Assistência Social. Sigo firme defendendo bandeiras da assistência social e saúde, pois trata-se de duas políticas públicas que, em meio de tantos desafios e dificuldades, precisam cada vez mais ser valorizadas e receber investimentos por parte do poder público, pois interferem diretamente na vida do cidadão. 

3. Como você planeja se envolver com a comunidade de Xanxerê e garantir que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas nas decisões políticas?

R.: Sempre participei ativamente na vida comunitária, através da minha participação em Conselhos de Pastoral, associações e clubes de serviços. Estes espaços me possibilitam conhecimento da realidade e demanda da população. Estarei sempre disponível para atendimento individualizado das pessoas junto a Câmara de Vereadores com dias e horários para esse fim.

4. Que projetos ou iniciativas você acredita que são essenciais para o desenvolvimento de Xanxerê e que pretende defender ativamente?

R.: O vereador legisla e fiscaliza as contas do município, mas pode atuar para garantir aporte de recursos para o município através de emendas parlamentares. Não podemos executar obras (casas, unidades de saúde, entre outras), mas podemos fiscalizar e acompanhar os serviços públicos e atendimentos prestados à população, garantindo mais qualidade de atendimento. Podemos, com maior flexibilidade, pleitear recursos junto ao Estado e União e ser um parceiro propositivo do Executivo.

5. Como você vê a importância da colaboração entre os vereadores e outras esferas de governo para melhorar a qualidade de vida dos xanxerenses?

R.: O vereador desempenha um papel importante e de relevância para o desenvolvimento do município. Tem como principal função representar os interesses do cidadão perante a Administração Pública, bem como, mediar debates entre a sociedade civil e o poder público (audiências públicas). Podemos, através do conhecimento das demandas existentes, expressar nossas opiniões e contribuir para a formulação de políticas públicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.