Eleições 2024


Xanxerê deve conhecer seus representantes para os próximos 4 anos próximo das 19h

Por: Francieli Corrêa 06/10/2024 às 17:05 Atualizado: 13/10/2024 às 15:18

As eleições deste ano em Xanxerê foram marcadas pela tranquilidade e organização, de acordo com Cleomar Eugênio, chefe do cartório eleitoral local. Em entrevista, Cleomar destacou a eficácia do novo modelo de urnas eletrônicas, que contribuíram para um processo de votação mais ágil.

“Essa eleição foi bem tranquila. Em relação às urnas, não tivemos nenhuma substituição, acredito que em razão do modelo 2020, mais novo. Passei nas seções e verifiquei que os mesários gostaram mais; a identificação biométrica era mais rápida”, afirmou Cleomar.

Os mesários foram orientados a iniciar o encerramento da votação a partir das 17h. “A gente acredita que eles demorem mais ou menos uns minutos para terminar esses procedimentos. Eles entregam um material que vai vir diretamente para o cartório eleitoral com os resultados e, depois, um pouco mais tarde, vão chegar às urnas também”, explicou o chefe do cartório.

Em relação ao atendimento nos cartórios, Cleomar destacou que muitos eleitores buscaram informações sobre justificativas, locais de votação ou reportaram dificuldades em votar. “Atendemos muitos eleitores que queriam saber o motivo de estarem impedidos de votar”, contou.

Quanto à expectativa para a chegada dos resultados, Cleomar projetou que a última mídia da urna coletada deve chegar por volta das 18h30, com a divulgação dos resultados preliminares prevista para até às 19h. “Se tudo ocorrer bem e não houver atrasos”, disse.

O clima de tranquilidade também foi acompanhado de uma postura vigilante da polícia. “Não tivemos nenhuma prisão, mas tivemos várias intervenções para dissuadir as pessoas que se aglomeram. Hoje, aglomerar com propaganda eleitoral é crime. Para evitar conduções, fazemos um alerta primeiro. Seguindo esse alerta, ninguém é conduzido, mas se insistirem, aí há a condução”, explicou Cleomar.

As consequências para aqueles que descumprirem as normas eleitorais podem incluir acusações de tumulto, propaganda ilegal ou mesmo compra de votos, se for o caso. O cartório eleitoral e as forças de segurança seguem atentos para garantir um processo democrático seguro e eficiente.

Foto: Caco Spagnol/TSX


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.