Eleições 2024


Treinamento de mesários aconteceu nesta quinta-feira em Xanxerê

12/09/2024 às 16:16 Atualizado: 19/09/2024 às 21:36

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), na Sede da Associação do Banco do Brasil, em Xanxerê, o treinamento dos mesários voluntários para as eleições que ocorrem no dia 6 de outubro. O Tudo Sobre Xanxerê conversou com Cleomar Eugênio, chefe de Cartório do município. 

As orientações presenciais, organizadas pelo Cartório Eleitoral de Xanxerê, foram destinadas aos presidentes de mesa, no entanto, o 1º mesário, 2º mesário e secretário devem realizar o curso online pelo aplicativo “Mesários”, disponível para celulares androids e iOs. 

Sobre os benefícios em ser mesário voluntário, Cleomar destacou os dois dias de folga e o auxílio-alimentação de R$ 60,00, sendo uma forma de gratificação.

Durante o treinamento, assuntos como a recepção dos eleitores e documentos, como lidar com a urna eletrônica, prioridades, e organização da sala de votação foram repassados. 

“O trabalho de um mesário é essencial diante do tamanho da democracia do nosso país, são eles que fazem a diferença, possibilitando as eleições acontecerem. Sem a disposição e presença desses, seria impossível qualquer pessoa ir registrar seu voto”, salientou Cleomar. 

Sobre a distribuição dos materiais, folhetos e banners, usados no dia da eleição, eles serão entregues aos presidentes de mesa na semana que antecede o dia 6 de outubro. Já as urnas eletrônicas serão levadas ao prédio de votação no sábado, dia 5, pelo próprio Cartório.  

A experiência de uma mesária voluntária 

Maiqueli Casaril, presidente de mesa pela quarta vez, comentou que exercer o ato democrático é atestar nosso direitos e, trabalhar nas eleições, é a afirmação de um processo que reflete em nossos futuros representantes. 

“Além dos benefícios oferecidos, ser mesário voluntário é a garantia do direito a voto de todos os cidadãos. Não somos contratados ou selecionados, somos pessoas comuns à disposição da comunidade, por que, atuar no dia das eleições, é andar junto à democracia”, finalizou.


*Por Caco Spagnol
Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.